O que Erechim tem de melhor no seu centenário

Como prometido, sigo destacando neste espaço o que Erechim tem de melhor no seu centenário. E hoje quero falar sobre a diversificação da nossa economia. Somos um polo metalomecânico com tecnologia de ponta em grandes e médias indústrias.

Em um raio de 200 quilômetros, quantas cidades têm uma fábrica de ônibus como a Comil?  Quantas têm duas das maiores indústrias de cadeiras e componentes, como a Cavaletti e a Plaxmental? Qual outro município abriga uma fábrica de equipamentos que envolvem o transporte do agronegócio, tanques para transporte de cargas líquidas, veículos especiais, usina de asfalto móvel, caminhões para o Corpo de Bombeiros e para aeroportos, como a Triel HT?

Quantas cidades têm uma indústria que consegue extrair dezenas de produtos dos derivados da soja, produz biodiesel e tem uma termoelétrica que gera energia derivada da lenha, como a Olfar? Quantos municípios têm uma empresa que produz e distribui energia e conta com distribuição de internet para a cidade e meio rural através da fibra ótica, como a Creral?

Quantas cidades têm uma empresa que produz telhas de aço com alta tecnologia, como a Brastelha? Quantos têm uma indústria que produz equipamentos usados na geração de energia, navios, aeroportos e diversos outros segmentos industriais, apesar de estar passando por um mau momento, como a Intecnial?

Por tudo isso e muito mais, temos sim que comemorar muito o nosso centenário, apesar das dificuldades de algumas empresas.

 

Por Egidio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS