O negócio do momento: vender energia e internet

“Neste momento não existe no mercado brasileiro uma garantia de retorno financeiro maior do que vender energia elétrica e internet”, foi o que disse o presidente da Creral, Alderi do Prado, em entrevista a Rádio Cultura. Desde que Alderi assumiu a presidência da, na época, quase falida Cooperativa Regional Eletrificação do Alto Uruguai Ltda – Creral, a mesma vem numa crescente e atualmente está entre as mais inovadoras da região norte do Estado. Neste primeiro semestre de 2018 inaugura a Usina Termoelétrica de São Sepé, que utilizará casca do arroz como matéria-prima, e em 2017 apresentou crescimento superior a 15% na geração de energia e 50% na área da internet com fibra ótica, além disso, é a primeira empresa do Rio Grande do Sul a levar internet com fibra ótica ao meio rural.

Dentro de aproximadamente 60 dias, a Creral também deve iniciar a construção da usina PCH, do Rio Forquilha, entre Machadinho e Maximiliano de Almeida, que até meados de 2019 já deverá estar produzindo energia elétrica. Vale ressaltar que toda a energia que será produzida na Termoelétrica de São Sepé e na Usina do Rio Forquilha já foi vendida.

A Creral também foi a primeira empresa no Norte do Rio Grande do Sul a ter todos os postes de concreto nas suas redes de distribuição de energia e uma das próximas inovações deverá ser na leitura das contas de luz, que acontecerá em um sistema integrado com a matriz, em Erechim, por intermédio da internet.

 

Por Egidio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS