Entra governo e sai governo e nenhum dos últimos presidentes do Brasil, tanto Temer como Bolsonaro e agora Lula liberaram recursos públicos para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, embora a importância que essa casa de saúde tem para toda a região norte do estado.
O que se espera é que a Fundação Hospitalar Santa Terezinha tenha pelo menos, o mesmo tratamento que os demais hospitais que atendem pelo SUS tem recebido.
Não admissível que o Santa seja excluído só porque não é um hospital
Filantrópico e sim público. Apesar do Santa Terezinha atender 100% SUS e por ser um hospital referência para mais de 50 municípios do estado, mesmo assim é esquecido por quem mais precisaria ajuda-lo. A verdade é que o governo Federal libera recursos para os hospitais filantrópicos e nada para o Santa Terezinha. A pergunta é esta: Até quando o Santa ficará sem o devido reconhecimento da União?
O que se espera do governo federal é o mesmo tratamento que ele dá por exemplo ao São Vicente de Paula de Passo Fundo, que não atende 100% SUS, mas recebe recursos.
Este é o grande gargalo na área da saúde de nossa cidade e da região do Alto Uruguai. A Fundação Hospitalar Santa Terezinha precisa com urgência de uma melhor atenção do governo federal.
Outra demanda de urgência urgentíssima é a duplicação da BR 153 do trevo do Aeroporto até as imediações do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, aonde inicia a ERS 135. Sem contar que não pode ficar só na promessa o tão propalado asfaltamento da Transbrasiliana entre Erechim a Passo Fundo.
Por: Egídio Lazzarotto