Novena da festa de Santa Luzia no Bairro Atlântico com dedicação do altar da igreja revitalizada

Na noite deste primeiro domingo de dezembro, o primeiro do Advento, Dom José presidiu a missa da terceira noite da novena de preparação da festa de Santa Luzia no Bairro Atlântico, concelebrada pelo Pároco local, Pe. José Carlos Sala.

Na celebração, Dom José realizou o rito da dedicação do altar da igreja revitalizada. O rito consta da ladainha de todos os santos, pela qual se invoca sua intercessão para aquela ação litúrgica, da oração do rito, pedindo a Deus a graça de que o Altar seja a mesa sagrada na qual o povo se revigora na fé, a unção do mesmo com óleo do Crisma, queima do incenso, colocação das toalhas litúrgicas e das velas (revestimento e iluminação).

A unção do altar dom óleo do Crisma torna-o símbolo de Cristo, o “Ungido” de Deus Pai pelo Espírito Santo, constituído Sumo Sacerdote que oferece no altar do seu Corpo o sacrifício da vida pela salvação de todos. O incenso queimado no altar significa que o sacrifício de Cristo nele celebrado sobe a Deus como perfume de suavidade e também que as orações dos fiéis chegam a Ele e por Ele são acolhidas. O revestimento do altar lembra que ele é a mesa do Sacrifício Eucarístico, em volta da qual, sacerdotes e fiéis, em funções diferentes, celebram a Morte e a Ressurreição de Cristo e participam da Ceia do Senhor. Expressa também a alegria pelo banquete da vida no qual os fiéis se revigoram pelo alimento divino, o Corpo e o Sangue de Cristo. A iluminação do Altar, com a colocação das velas, remete a Cristo, luz do mundo que deve ser irradiada pelos seus discípulos e deve resplandecer na igreja. Com o Altar assim preparado, nele são colocadas as oferendas do pão e do vinho para a liturgia eucarística.

A revitalização da igreja Santa Luzia

Iniciadas em setembro, com projeto e supervisão da arquiteta Rosely Hachmann e do engenheiro Cássio Kurzel, as obras de revitalização constam de troca do piso interno, reformulação do presbitério com novo altar e ambão, melhoria da secretaria e sacristia, troca da iluminação, colocação de ar condicionado, nova pia batismal, reforma da fachada frontal e cruz com iluminação especial e melhoria da escadaria de acesso com corrimãos e troca do piso.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS