Novembro Azul: HC incentiva prevenção contra o câncer de próstata

Hospital realizou consultas e avaliações gratuitas para 33 homens com mais de 40 anos

Com o objetivo de orientar os homens sobre o câncer de próstata e a importância da realização de exames preventivos a partir dos 40 anos, o Hospital de Caridade de Erechim realizou nesta terça-feira, 13, 33 consultas e avaliações gratuitas a pacientes que passaram por uma avaliação sócio-econômica prévia, realizada pelo serviço social do hospital. 

A campanha, em sua 10ª edição, integrou as ações do HC alusivas ao ‘Novembro Azul’ e ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata,

Antes das consultas, feitas pelos urologistas Luciano Corradi e Michel João, foram realizados exames de sangue PSA – Antígeno Prostático Específico, que faz o diagnóstico do câncer de próstata. Nenhuma das avaliações necessitou de encaminhamento para exame de ultrassonografia com biópsia.  Foram parceiros na ação de conscientização, além dos urologistas, o Laboratório de Análise Clínicas do HC, o Centro de Diagnóstico por Imagem, a Clínica Kozma e a Medicina Diagnóstica.

 

Ação continuada

A campanha do HC é feita todos os anos para estimular os homens a fazer os exames preventivos e possibilitar o tratamento na fase inicial, quando os resultados são mais eficazes.  O objetivo é incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que aumenta significativamente as chances de cura.

            Segundo os urologistas Michel João e Luciano Corradi, o câncer de próstata, em sua fase inicial, tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, frequência urinária aumentada durante o dia ou à noite). Uma fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, com infecções generalizadas ou insuficiência renal.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS