Nova UBS do bairro Progresso será UBS Escola

Desde que o município de Erechim foi selecionado para implantar um curso de Medicina, através do processo seletivo realizado pelos Ministérios da Saúde e Educação, a Secretaria de Saúde vem adotando uma série de ações e medidas para ampliar a rede de atenção e aumentar a sua capacidade resolutiva. As unidades básicas de saúde estão sendo dotadas de cenários de práticas acadêmicas, tendo em vista que pela nova proposta pedagógica os espaços de aprendizagem acontecem nos ambientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessa direção, na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado do secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, Paulo Jeremias dos Santos e equipe de engenharia do projeto da nova UBS Progresso, estiveram no espaço acompanhando as obras que devem ficar prontas até julho de 2022. O investimento é de quase 3 milhões de reais.

A nova unidade com 1.528,08 M² terá espaço para atender todas especialidades médicas, com 20 consultórios, salas para farmácia, curativo, coleta, vacinação, reuniões, agentes da família, esterilização, duas alas para observação com dez leitos, banheiros com acessibilidade, capacidade para 100 cadeiras de espera, estacionamento e depósito. Com está estrutura e diversos ambientes específicos para os cenários acadêmicos dos cursos da saúde, em especial dos futuros médicos, o novo complexo de saúde passa a ser classificado como uma UBS Escola. Os ambientes amplos e climatizados atendem o disposto na legislação vigente.

Conforme o prefeito Paulo Polis, a ideia é dar ainda mais capacidade resolutiva aos serviços de saúde para população do bairro Progresso e arredores. “Com a nova UBS Escola poderemos ampliar o acesso aos serviços de saúde com novas equipes de Saúde da Família e assim dar agilidade aos atendimentos, vindo ao encontro das expectativas da população”, destaca.

Ampliação da Rede Municipal de Saúde

Com o objetivo de ampliar a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de Erechim está realizando um estudo de viabilidade, para implantar uma nova unidade no bairro Novo Atlântico e arredores devido a demanda populacional da região. Além disso, está também em fase de conclusão o projeto de ampliação da UBS Atlântico, que será remodelada e ampliada, com mais de dez novos consultórios.

O prefeito Polis destaca a mobilização para melhorar as Redes de Atenção à Saúde (RAS). “Estamos prospectando as obras necessárias para ampliação e, ao mesmo tempo, encaminhando projetos junto ao Governo Federal, para aquisição dos equipamentos e mobiliários para suprir essas novas demandas”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
Prefeitura Municipal de Erechim
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS