O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou o titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, única pasta indefinida após duas semanas de governo. O escolhido vem do União Brasil, partido que foi o primeiro a apoiar a candidatura do tucano. Caberá ao advogado Fabrício Guazelli Peruchin a gestão da área. Peruchin disputou sua primeira eleição no ano passado, buscando cadeira de deputado federal e ficando como um dos suplentes da sigla.
“O secretário assume com uma missão muito importante desse novo momento da política habitacional do Estado. Já tínhamos uma política de habitação consolidada, mas agora também temos a secretaria, o que nos dará ainda mais efetividade às ações na área. Vamos reforçar o programa habitacional nesse governo e dar uma atenção especial aos investimentos em moradias e à regularização fundiária”, afirmou o governador, após reunião que contou com o novo secretário e com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
A secretaria foi desmembrada da pasta de Obras na reforma administrativa do governo. Chegou-se a cogitar que o PSB, que apoiou Leite no segundo turno, poderia indicar o titular. No entanto, havia a definição que o posto ficaria com o União Brasil, que já está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, com Carlos Rafael Mallmann.
O partido apresentou uma listagem com nomes de suplentes além de outros técnicos ao governo. Essa nominata foi refinada em reunião na semana passada, sendo passada ao governador uma “trinca”. Além de Peruchin, os cotados eram Glória Menegotto, ex-secretária da área em Farroupilha, e Odir Baccarin, ex-diretor de Obras Públicas do Estado.
Fabrício Peruchin, de 44 anos, é natural de Vacaria, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e tem mestrado em Ciências Criminais, pela mesma instituição. Possui ampla trajetória na advocacia privada e como professor.
Por Assessoria de Comunicação