Erechim e região realizam Semana da Água

A Semana Estadual da Água de 2017 tem como tema a importância da limpeza dos reservatórios para garantir água segura e com qualidade para a população.

A limpeza dos reservatórios deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano, sendo recomendado a cada seis meses, é fundamental para a garantia da qualidade e do fornecimento contínuo de água.

Em todo o Rio Grande do Sul, bem como na região do Alto Uruguai várias entidades desenvolverão ações locais envolvendo o tema entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro.

A Secretaria Estadual da Saúde, através da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, desenvolve junto aos Municípios ações de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, através do programa VIGIAGUA.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 80% dos casos de diarreia aguda no mundo estão relacionados ao uso de água imprópria para consumo, a práticas de higiene insuficientes, a sistema de esgoto ausente ou inadequado. Para fazer frente a estes desafios, o Programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA/RS) segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e tem, como principal função, assegurar que a água distribuída à população atenda aos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente.

Entre os principais desafios dos Municípios está a garantia do fornecimento de água com qualidade e quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas da população no Sistema e nas Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água para Consumo Humano.

Na região de abrangência da 11ª CRS, cerca de 10% da população não têm acesso à água tratada, aproximadamente 24.000 pessoas. Segundo a coordenadora do VIGIAGUA na região, Cláudia Santin Zanchett, “nosso grande desafio regional é ampliar o acesso à água tratada e qualificar o controle da água tratada principalmente na zona rural, nas Soluções Alternativas Coletivas (SACs). Estamos realizando através da ação local das Secretarias Municipais de Saúde, Inspeções Sanitárias em todos os sistemas e soluções alternativas que abastecem a população, tanto na área rural como urbana, verificando entre outros itens a limpeza e desinfecção dos reservatórios comunitários. Diante disso o tema proposto pela Semana Estadual da Água – Limpeza dos Reservatórios – é de fundamental importância para potencializar as ações que estão sendo realizadas, lembrando à população a importância de realizar a limpeza da caixa d’água de sua residência.”

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS