Município adquire veículo para a saúde

O município de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu um veículo do tipo van, com recursos próprios no valor de R$ 174 mil e que será utilizado para ampliar e qualificar as ações do tratamento fora de domicílio.

O veículo com 16 lugares foi entregue à pasta na manhã desta sexta-feira (16), pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt e pelo secretário, Dércio Nonemacher e já está apto a ser utilizado.

A cidade de Erechim, em consonância com a Rede Estadual de Atenção à Saúde, encaminha usuários do sistema público de saúde para municípios que são referência regional e estadual em serviços de maior complexidade, como Passo Fundo, Ijuí, Santa Maria, Porto Alegre, Lajeado, Nonoai, Santo Ângelo, Ponte Serrada, Tenente Portela e Iraí.

Em 2017, a secretaria realizou 1.330 viagens para esses municípios de referência, deslocando 8.261 pacientes e 4.567 acompanhantes, num total 12.828 usuários do Sistema Único de Saúde.

O novo veículo tem por finalidade qualificar os serviços e renovar a frota. Em breve também será entregue outro veículo do tipo van, com adaptação para deslocamento de cadeirantes, com o intuito de suprir uma necessidade prioritária, já que na secretaria não há nenhum carro com essa adaptação.

Para o secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher, os investimentos com recursos próprios são resultados de uma gestão que busca aplicar recursos em áreas prioritárias. “Estamos investindo em áreas essenciais e que necessitam, pela demanda, de avanços. Os números do Sistema de Informação de Orçamentos Público em Saúde (SIOPS), comprovam esse investimento, considerando que em 2017 o município investiu 22,73% em ações e serviços de saúde, bem acima do preconizado pela legislação de 15%”, pontuou.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS