Mulheres e cidadania marcam programação do centenário do município

Uma praça transformada pela solidariedade, voluntariado e altruísmo. Foi o que se viu durante toda a tarde do último sábado (10) na Praça Jaime Lago onde circularam centenas de pessoas durante o evento “As Mulheres e a Cidadania nos 100 Anos de Erechim”.  A ação cooperada em comemoração ao dia Internacional da Mulher (8 de março) foi  promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cidadania com apoio de entidades assistenciais.

Logo na abertura, feita pelo prefeito municipal de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, e pela secretária municipal de Cidadania, Linir Zanela, foi possível constatar o engajamento de cada participante no sentido de tornar mais claro o serviço de assistência social disponível a todo cidadão do Município. Em um momento que transpareceu o esforço conjunto, a administração municipal entregou a Apae de Erechim uma Van adaptada com equipamentos e espaços apropriados a portadores de deficiência.

A comunidade pôde conhecer de perto o que é feito pela Associação dos Deficientes Visuais de Erechim (Adeve), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Apoio Oncológico Luciano (Caol), Sociedade Fraternal Cantinho da Luz, Aquarela Pr-o-autista, Obra Santa Marta e Centro Cultural e Assitencial São Cristóvão (Cecris) e comprovar seus trabalhos na área da assistência social.

O papel de cada uma dessas entidades era visível nos materiais e produtos expostos e nas atividades desenvolvidas para interagir com o público que circulava pelos estandes montados na praça.   Os Conselhos Municipais de Assistência Social (Comas), dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicae), dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos dos Idosos (Comid) também ocuparam espaços para detalhar suas atuações na sociedade.

A Cooperativa de Saúde Unimed Erechim distribuiu manual de prevenção de quedas em idosos e deu ênfase ao Projeto Semeando Sonhos desenvolvido em escolas com o objetivo de prevenir a gravidez na adolescência. No estande da Emater as receitas de sucos naturais e as orientações sobre plantas medicinais, chamavam atenção e despertavam interesse por fazerem parte do cotidiano das pessoas. Esta entidade teve várias de suas representantes homenageadas entre as 45 mulheres que foram destaques do evento.

Diversas apresentações artísticas foram feitas durante a tarde e descontração e interatividade deram a tônica da palestra motivacional com o psicólogo Elisandro Pagani. Toda a programação foi acompanhada de perto por autoridades municipais e parceiros do evento. “As Mulheres e a Cidadania nos 100 anos de Erechim” também teve o apoio da OAB Mulher, 15ª CRE, Polícia Civil através da DEAM – Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Gabinete da 1ª Dama.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS