Movimento Escoteiro – Sempre Alerta

Grupo Rosa dos Ventos retoma suas atividades na sede da Associação dos Moradores do Bairro Redenção

O escotismo é um movimento a nível mundial, coordenado pela OMME, Organização Mundial do Movimento Escoteiro e é o maior movimento de juventude do mundo, envolvendo mais de 57 milhões de pessoas. Destes, 7 milhões são adultos voluntários e os demais todos jovens em formação e em busca de algo a mais além do aprendizado adquirido formalmente nas escolas.

No Brasil, o movimento é organizado pela UEB, União dos Escoteiros do Brasil, fundada em 1924. Ela é a responsável por todas as Unidades Escoteiras Locais em todo o território nacional e segue os seguintes princípios e planejamento:

Missão: Contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira. Por meio desses valores, ajudamos os jovens a serem protagonistas na construção de um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Visão: Até 2023, o Escotismo no Brasil será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens sejam cidadãos e cidadãs ativos que inspirem mudanças positivas em suas comunidades e mundo.

Valores: Diversidade, Honestidade, Excelência, Democracia, Inclusão, Inovação, Sustentabilidade, Cooperação, Transparência e Unidade

Em Erechim, temos três grupos de escoteiros ativos:

Grupo Escoteiro Tupinambás – 44/RS: Situado na Rua João Massignan, centro. É o grupo mais antigo de Erechim, fundado em 03 de outubro de 1952

Grupo Escoteiro Acauã – 161/RS: Situa-se na rua Consolata, 3 – Três Vendas, foi fundado em 12 de outubro de 1981.

Grupo Escoteiro Rosa dos Ventos – 132/RS. O grupo foi reaberto recentemente, em 03 de fevereiro e, em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Redenção, realiza as suas atividades em sua sede, situada na rua Ricieri Fioravante Miola, 209, Bairro Redenção.

As principais atividades, desenvolvidas prioritariamente ao ar livre, objetivam o desenvolvimento da independência, disciplina, companheirismo, trabalho em equipe, entre outras e também servem de preparação para enfrentar situações adversas.

Se você se interessou pelo movimento escoteiro e deseja conhecer mais sobre o assunto ou até mesmo fazer parte de um dos grupos, entre em contato. A maioria das atividades dos grupos ocorre nos endereços acima citados, aos sábados, na parte da tarde.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS