Moradores de Getúlio Vargas são suspeitos de fornecer armas para quadrilha que assaltou carro forte em Guaíba

Pelo menos quatro pessoas foram presas na cidade de Getúlio Vargas na manhã desta quarta-feira, 25, em ação da Polícia Civil durante a Operação Pavão.

De acordo com as investigações, moradores de Getúlio Vargas pertenciam ao segundo núcleo da quadrilha que assaltou um carro forte em guaíba e eram responsáveis pela aquisição e disponibilização de armas de fogo aos criminosos.

As investigações apontaram que um fuzil de MARCA IMBEL, calibre .762 encontrado em uma mata na Ilha do Pavão era de propriedade de um morador da cidade de Getúlio Vargas, tendo ele adquirido a arma segundo a polícia civil e ao menos outras três pistolas, por meio de certificado de colecionador e de atirador expedido pelo Exército Brasileiro, meses antes. A arma não possuía registro de furto ou roubo. O homem foi preso temporariamente em 04 de fevereiro de 2022, já estando em liberdade.

De sua prisão e demais diligências, restaram coletados indícios de que, para a aquisição dessas armas houve a participação de mais outras quatro pessoas, contra as quais houve a decretação de prisões temporárias. São três homens e uma mulher.

Em outra oportunidade os policiais já haviam cumprido outros cinco mandados de busca e de apreensão, em Lojas, Clubes de Tiro e Residências em cidades do Norte Gaúcho com apoio do Exército Brasileiro e das Delegacias de Polícia de Getúlio Vargas, Erechim e Passo Fundo.

Relembre o crime

O roubo ocorreu na data de 29 de dezembro de 2021, nas dependências do Supermercado Nacional, localizado na rua Nestor de Moura Jardim, cidade de Guaíba, e foi praticado em concurso de pessoas e com emprego de arma de fogo (notadamente fuzis e pistolas), ocasião em que criminosos travestidos com roupas táticas de uso das forças de segurança pública, em especial, com identificação da Polícia civil e, tripulando uma viatura caracterizada com insígnia da Polícia Civil Gaúcha, subtraíram o quantitativo de R$ 4.354,00 (quatro milhões, trezentos e cinquenta e quatro mil reais) dos cofres do carro forte.  Os vigilantes foram abordados pelos homens que se identificaram como policiais civis e, sob pretexto outros funcionários estavam sequestrados, anunciaram o roubo.

No local imediato dos fatos, houve o emprego de outro veículo automotor, uma JEEP/RENEGADE, utilizada para acondicionar os dispositivos que continham os valores em espécie e, assim, deixar o local.

Após êxito na subtração, os criminosos empreenderam fuga, utilizando-se do veículo FORD/ECOSPORT com aparência de viatura e da JEEP/RENEGADE.

Em outro ponto de GUAÍBA/RS, houve o transbordo dos valores para um furgão Sprinter, que foi abandonado, devido a problemas mecânicos, na ponte sentido Guaíba-Porto Alegre. No interior da Sprinter foram apreendidos “cassetes” com dinheiro oriundos do roubo.

Ainda em fuga, os criminosos seguiram em direção a Porto Alegre, sendo que se dirigiram até a Ilha do Pavão, ocasião em que 2 (dois) indivíduos foram presos em flagrante e 2 (dois) acabaram restando mortos em confronto com a Brigada Militar. Na referida Ilha e locais relacionados, ainda foram localizados coletes balísticos, revólveres, fuzil, carregadores e munições de calibres diversos e uma série de equipamentos e vestimentas táticas. Nesse contexto, ficou evidenciado que 2 (dois) dos autores imediatos conseguiram fugir e, 1 (um) outro criminoso, responsável pela logística da fuga, também.

Ressalta-se, que do total subtraído pelos criminosos, algo em torno de 82 mil reais não foram recuperados.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS