Moderna UBS será construída no bairro Progresso de Erechim

A administração Schmidt e Lando deu na manhã desta terça-feira, 11, no Salão Nobre da Prefeitura um grande passo para a melhoria da saúde da população do Bairro Progresso e demais próximos através da assinatura do contrato para a construção da nova Unidade Básica de Saúde, obra orçada em R$ 2.893.836,60.

A nova unidade atenderá uma população estimada em 12 mil habitantes que será beneficiada diretamente dos serviços oferecidos. Também atenderá as comunidades dos bairros São José, Victória I, Petit Vilage, Cristo Rei, Altos da Colina, Paraíso, Vila Souza, Poletto e Pôr do Sol.

Contará com uma equipe composta por dentistas, farmacêuticos, clínicos gerais, ginecologistas, pediatras e médicos da estratégia de saúde da família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, visitadores do PIM, além da equipe administrativa e motoristas.

A nova UBS terá modernos consultórios médicos e odontológicos, salas de observação, de procedimentos, de vacinas, de exames, além de consultórios multiprofissionais para nutricionistas, psicólogos e enfermagem. Inclui também ampla sala de reuniões e espaço acadêmico que facilitará a atuação dos acadêmicos das diversas áreas de saúde, incluindo os do curso de medicina.

No ato que contou com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, do vice-prefeito Marcos Lando, secretários municipais, Chefia de Gabinete, do sócio administrativo da empresa vencedora da concorrência, a Great Works Construções, Gilmar Gosch, do presidente da UAME, vereadores e presidentes de associações de moradores, a certeza de que o Município de Erechim está realizando uma de suas maiores obras direcionada à saúde, em especial em um dos bairros que mais necessita este tipo de atenção.

Em sua manifestação o prefeito Schmidt destacou este como um momento ímpar na história da saúde de Erechim. “Uma oportunidade em que além da assinatura do contrato também estamos liberando a obra de serviço para a melhoria do Pronto Socorro da Fundação Hospitalar Santa Terezinha que necessita de uma nova remodelação para melhor atender a nossa população”.

Lamentou que hoje existe um grande número de pessoas de usam demasiadamente o sistema de saúde local na realização de consultas e na solicitação de exames que posteriormente não foram são buscados, o que acaba onerando um grande valor aos cofres públicos. “Pessoas que abusam do sistema de saúde do município. É hora de voltar os olhos às feições e as dores que cada um carrega. Felicidade de viver este momento que permite a cidade avançar muito”.

Gilmar Gosch parabenizou a administração municipal pelo arrojo e pela atenção à saúde de sua população com a construção da nova UBS. “Serão 24 meses de muito trabalho e vamos nos dedicar o máximo possível para entregarmos uma obra que seja referência”.

Mário Rossi, presidente do Poder Legislativo cumprimentou a todos os envolvidos neste projeto. “É de extrema importância a inovação dos prédios públicos, pois a UBS do Bairro Progresso é a mais antiga, que passou por diversas reformas ao longo das administrações que já passaram. A construção de uma nova dará um atendimento digno àquela população e bairros próximos. A saúde é o bem maior que se pode ter”.

O secretário de Saúde Dércio Nonemacher destacou a satisfação em conquistar a construção da UBS que vem beneficiar o bairro Progresso e proximidades. “Precisamos de mais médicos, mas temos que ter a dotação orçamentária. Grande parte da população que tinha plano de saúde está migrando para a saúde do município, o que acarreta um grande acúmulo de atendimentos. Temos uma equipe muito boa dentro da Pasta”.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS