Mobilização reúne entidades, autoridades e mais de 10 mil agricultores em 16 cidades do interior gaúcho

O governador Eduardo Leite, além dos secretários Vilson Covatti, Clair Kuhn e Ernani Polo, participaram da mobilização.

A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais realizaram na segunda-feira (17), uma grande mobilização em defesa da agricultura e da pecuária familiar. Com mais de 10 mil agricultores mobilizados em 16 pontos do interior do estado e um ato central na sede da federação, em Porto Alegre, o evento foi considerado extremamente positivo para evidenciar as demandas do setor.

A mobilização contou com a presença do governador Eduardo Leite, que se comprometeu publicamente com a pauta apresentada pela FETAG-RS. Também estiveram presentes os secretários de Estado Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural), Clair Kuhn (Agricultura) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), além de deputados federais, deputados estaduais, representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Um dos destaques do evento foi a união de diversas entidades em torno da pauta da agricultura familiar. Representantes da Ocergs, Fecoagro, Unicafes, Acergs, Aprosoja, Emater e da Farsul participaram dos debates e manifestaram apoio aos pleitos. A presença do secretário da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Vanderlei Ziger, foi muito significativa. Ele destacou a importância do diálogo e garantiu que as pautas serão priorizadas em discussões com o governo federal. Esta semana, a FETAG-RS estará representada em Brasília pelo presidente Carlos Joel e pelo tesoureiro geral, Agnaldo Barcelos, para avançar nas reivindicações do setor.

A mobilização reforçou a urgência de ações concretas para enfrentar os desafios que afetam os agricultores familiares, como o endividamento rural, a necessidade de fortalecimento do Proagro e os impactos das mudanças climáticas. Carlos Joel, presidente da FETAG-RS, destacou a importância do evento: “Saímos com um sentimento de união e esperança. A presença maciça dos agricultores e o apoio das entidades mostram que estamos no caminho certo. Mas a luta não para aqui. Seguiremos trabalhando incansavelmente para garantir políticas públicas que assegurem a sustentabilidade da agricultura familiar”.

Durante o evento, o governador Eduardo Leite reafirmou o compromisso do governo estadual em apoiar a agricultura familiar, destacando a importância do diálogo e da construção de soluções conjuntas. Já as entidades presentes se comprometeram a continuar atuando de forma articulada em defesa dos agricultores.

A FETAG-RS as demais entidades representativas seguem mobilizadas para garantir que as demandas apresentadas sejam transformadas em ações concretas. Nesta semana, as agendas em Brasília serão fundamentais para avançar nas reivindicações e buscar soluções efetivas para os desafios enfrentados pelos agricultores gaúchos.

Com informações FETAG

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS