Missionário saletino celebra jubileu de ouro de ordenação presbiteral em Aratiba

Pe. Presentino Rovani, da Congregação dos Missionários da Salette, presidiu missa de ação de graças por seus 50 anos de ordenação presbiteral na manhã deste último domingo do ano, na comunidade N. Sra. de Lourdes da Linha Gruta, Paróquia São Tiago, Aratiba. A missa foi concelebrada pelos padres Claudino Lise, representante do provincial da Congregação, Pe. Milton Mattia, Pároco em Três Arroios, Pe. Maximino Tiburski, Vigário Paroquial em Aratiba, representando o Pároco Pe. Dirceu Balestrin, Pe. Antonio Valentini Neto, do Centro Diocesano, e teve participação de familiares e amigos do jubilar.

Na primeira parte da homilia, Pe. Presentino refletiu aspectos da festa do domingo após o Natal, a Sagrada Familia de Nazaré, Jesus, Maria e José. Ressaltou que a família é o centro e o fundamento da sociedade. Nela, devem ser cultivadas relações de amor, de respeito, de ajuda entre os filhos, entre eles e os pais e vice-versa. Pela passagem do Evangelho do dia, Jesus aparece no Templo de Jerusalém envolvido na missão, ocupando-se com as coisas do Pai. Na segunda parte da homilia, Pe. Presentino lembrou o jubileu de ouro da Diocese também neste ano e destacou aspectos do ser sacerdote, citando palavras do Papa Francisco ao recordar os 160 anos da morte de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, na França, padroeiro dos Párocos, em 2019. Citou também manuscrito medieval sobre o padre. ´

Antes da bênção final, houve alguns pronunciamentos e um momento mariano.

– Pe. Milton Mattia, teceu considerações a respeito dos 50 anos de padre do Pe. Presentino, dizendo que foram cheios de bons frutos. Ressaltou a sua amizade, as atividaides conjuntas.

– Pe. Claudino Lise, expressou a saudação da Congregação em nome do seu provincial, Pe. Leonir Nunes dos Santos. Ressaltou a alegria, a amizade, a história do jubilar na família saletina.

– Pe. Maximino Tiburski, manifestou-se em nome do Pároco da Paróquia São Tiago de Aratiba, destacando os 50 anos de missão, a amizade, a humildade, a simplicidade e a presença do jubilar na sua família e comunidade de origem.

– Pe. Antonio Valentini Neto, recordou que o jubilar recebeu o subdiaconato em São Valentim na sua ordenação presbiteral no dia 11 de dezembro de 1971. Lembrando a festa da Sagrada Família, ressaltou a importância de as famílias promoverem as vocações.

– Aloir Paulo Ombermann, leigo, integrante da equipe missionária coordenada pelo jubilar durante 6 anos, enalteceu seu modo de conduzir as atividades e sua proximidade com o grupo.

– Márcia Matté, vereadora, saudou o jubilar em nome do poder legislativo e executivo do Município.

– Andréia Nava, falou em nome dos sobrinhos do jubilar, assegurando-lhe que o amam e se sentem felizes por ele.

Dados biográficos

Pe. Presentino nasceu no dia 28 de janeiro de 1944, na Linha Gruta, atual município de Aratiba. É filho de Alfredo e Carmelina Zin Rovani. Seus avós paternos são: Secondo e Rosa Zanin Rovani; maternos: Mário Tomaz Zin e Maria Smaniotto Zin. Seus irmãos: Paulino (em memória), Deonilce, religiosa agostiniana, Zelindo, Edith, Maria, Edir Luís, Élio, Etelvino (em memória), Lúcia, Egídio, Nelson, Natalina e Francisco (em memória).

Entrou no Seminário no início de fevereiro de 1956, em Marcelino Ramos, junto com outros 40 adolescentes. Deles, três ficaram padres, ele, Arlindo Fávero e Ângelo Avelino Perin. Fez sua primeira profissão na Congregação no dia 06 de janeiro de 1965. Daquele ano a 1971, cursou filosofia, teologia e artes dramáticas em Curitiba. Foi ordenado presbítero no dia 24 de dezembro de 1971, na igreja São Tiago, Aratiba.

De 1972 a 1980, trabalhou no Seminário em Marcelino Ramos e em colégios da cidade. Em 1981 e 1982, atuou na paróquia N. Sra. da Glória e nas missões em Francisco Beltrão, PR. De 1983 a 1987, trabalhou em União da Vitória, PR, no centro missionário pela equipe missionária saletina. De 1988 a 1989, nas paróquias de Sanderlândia e Mossâmedes, GO, como pároco. Em 1990, Pároco e coordenador da comunidade religiosa na Paróquia São Domingos de Itapirapuã, GO. De 1991 a 1993, Coordenador Provincial dos missionários saletinos em São Paulo e Curitiba, PR. De 1994 a 1997, em União da Vitória como membro e coordenador da Equipe Missionária. De 1998 a 2018, Coordenador da Equipe Missionária saletina e da comunidade religiosa em Marcelino Ramos. De 2019 até março deste ano, Pároco da Paróquia N. Sra. do Bom Sucesso em Bom Sucesso do Sul, PR e Reitor do Santuário N. Sra. da Salette de Rio Elias, Renascença, PR. De março deste ano até o momento, Administrador do Santuário N. Sra. da Salette, em Caldas Novas, GO.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS