A procissão e a missa da noite estiveram a cargo da Área Pastoral de São Valentim, com a presidência do Pe. Alvise Follador, Pároco daquela Paróquia. O Bispo Dom Adimir Antonio Mazali participou da procissão da Catedral ao Santuário. Nas noites anteriores não participou por outros compromissos. Como não poderá participar em outras noites. No final da missa, ele dirigiu mensagem aos participantes presenciais e virtuais da celebração, acentuando aspectos abordados em sua mensagem dominical Voz da Diocese, a retomada dos mandamentos da Igreja, especialmente o da missa dominical aos domingos e dias santos. Acentuou a necessidade e o compromisso do cristão participar ativamente de sua comunidade.
No início da homilia, Pe. Alvise ressaltou que Maria estava reunindo a todos para caminhar juntos até seu Filho Jesus e certamente ajudou a todos a exercerem sua cidadania, com responsabilidade, participando nas eleições. Depois, no enfoque do dia e à luz da leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses sobre a importância e a necessidade do trabalho para ser ter o alimento e do Evangelho da Parábola dos trabalhadores convidados a trabalhar na vinha em diferentes momentos do dia com pagamento igual para todos, Ele explicitou pistas para a compreensão deste ensinamento de Jesus observando que a lógica de Deus é diferente da perspectiva econômica. Ele não retribui pelo tempo trabalhado, mas pela necessidade de sobrevivência dos trabalhadores. Olhando a parábola pela lógica econômica, é evidente que ela é estranha, fora do normal. Mas esta não é a intenção de Jesus. Ela é controversa sim, bem como as muitas atitudes de Jesus com os pecadores, publicanos, enfermos, pagãos, crianças, mulheres, enfim, com todos os considerados impuros da sociedade. Mas Jesus está falando das coisas do Pai e do seu Reino. Só assim entendemos a lógica do gesto de bondade e gratuidade do dono da vinha. Jesus desafia seus ouvintes a sintonizar com este modo original e gratuito de Deus. Este amor absoluto e gratuito é coisa de Deus. Isto também impacta e contrasta com o sistema religioso do Templo, no tempo de Jesus, que centrava a prática religiosa no mérito e no pagamento. A Salvação era um mercado de compra e de venda. Contrariando este princípio, Jesus revela um Deus que não contabiliza rendimentos e lucros. A Salvação é dom gratuito de Deus. Tanto os últimos como os primeiros são objeto de seu amor, de sua misericórdia e da salvação. O denário, a moeda de prata é o amor total de Deus.