Milei toma posse como presidente da Argentina e promete medidas duras

"Nenhum governo recebeu uma situação pior", afirmou o novo mandatário do país

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse oficialmente neste domingo (10). No último dia 19, Milei havia vencido o ex-ministro da economia argentino, Sergio Massa, com 55% dos votos no segundo turno da eleição presidencial.

O protocolo da cerimônia de posse teve início no Congresso argentino. Na parte interna do prédio, ocorreu o juramento oficial, com Milei recebendo a faixa presidencial de Alberto Fernández. Sua vice, Victoria Villarruel, recebeu o cargo de Cristina Kirchner.

Na parte externa, ocorreu o primeiro discurso de Javier Milei já oficialmente empossado como novo presidente. Ele decidiu discursar nas escadarias do Congresso, fazendo uma referência ao tradicional rito dos presidentes dos Estados Unidos.

— Hoje damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho para a reconstrução do nosso país. Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que não há retorno. Enterramos décadas de fracasso e brigas sem sentido. Hoje começa uma nova era na Argentina — declarou Javier Milei ao público em frente ao Congresso.

— Nestes dias muito se falou sobre a herança que vamos receber. Que fique claro: nenhum governo recebeu uma situação pior do que a que estamos recebendo — destacou o presidente, acrescentando que medidas duras serão necessárias para reverter a atual crise econômica do país.

— A única forma de sair da pobreza é com mais liberdade — reforçou ainda Javier Milei durante seu discurso.

Após o discurso, Javier Milei saiu desfilando em carro aberto em direção à Casa Rosada. O presidente chegou à sede do governo argentino por volta das 13h30min, e logo depois começou a receber os cumprimentos oficiais de chefes de Estado.

Entre os líderes que cumprimentaram o novo presidente argentino, estavam os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do Paraguai, Santiago Peña, do Equador, Daniel Noboa, e do Chile, Gabriel Boric. O rei da Espanha, Felipe VI, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, também saudaram Milei.

 

Lula ausente, Bolsonaro presente

Com a ausência de Lula, o Brasil foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Como um dos convidados de honra da cerimônia, Jair Bolsonaro também cumprimentou Javier Milei, junto com sua esposa, Michelle, e seus filhos, o senador Flávio e o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Por volta das 15h20min, Milei se dirigiu ao público desde a Casa Rosada. Após repetir por três vezes o seu principal slogan de campanha, “viva la libertad, c***!“, o presidente argentino iniciou o seu discurso.

— Agradeço cada um de vocês pelo carinho manifestado e por nos acompanhar nestas horas de tanta alegria, da chegada ao poder de um presidente liberal libertário — afirmou Milei no início de sua fala.

— Quero que tenham consciência, que todos tenhamos claro que vamos começar a reconstrução da Argentina após mais de 100 anos de decadência, voltando a abraçar as ideias da liberdade — acrescentou Milei.

O presidente argentino discursou por cerca de apenas cinco minutos em uma sacada da Casa Rosada.

— Vamos voltar a ser uma potência. Que Deus nos abençoe, e que as forças do céu nos guiem a fazer o melhor governo da história — reforçou o presidente, antes de repetir novamente seu slogan principal por três vezes e encerrar sua fala na Casa Rosada.

Após a posse dos ministros que farão parte do gabinete de Milei, que deve ocorrer por volta das 17h30min, ainda na Casa Rosada, a cerimônia de posse terminará com uma missa na Catedral Metropolitana, prevista para 19h, e um evento de gala no Teatro Colón.

Por GZH

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS