Na tarde deste sábado (15) quando todos os jogos da última rodada foram realizados no mesmo horário, o Ypiranga recebeu o Grêmio no Colosso da Lagoa precisando vencer torcer por um tropeço do Caxias diante do São José, para se classificar para as semifinais do Gauchão 2025.
Nos minutos iniciais, foram os visitantes que tiveram as melhores ações, chegando a acertar a trave, em cabeceio de Arezo. O jogo mudaria aos 26 minutos, quando após o VAR revisar um lance, João Lucas, do Grêmio foi expulso. Com um jogador a mais em campo, o Ypiranga passou a dominar, criar mais chances, porém sem conseguir converter em gol.
Outro fato que chamou a atenção na primeira etapa, foi o número de substituições. Sendo duas pela equipe gremista e duas do Canarinho, Roca e Felipe Marques deixaram o campo com problemas físicos.
No segundo tempo, apesar da vantagem numérica, o Ypiranga não conseguiu superar a defesa do Grêmio e em um rápido contra-ataque e uma desatenção da defesa, Monsalve aproveitou a oportunidade para marcar o único gol da partida.
Com a derrota, o Canarinho se mantém na terceira posição do Grupo B e na quinta colocação geral, o que garante a equipe de Matheus Costa na briga pela Taça Farroupilha e na briga pela última vaga da Copa do Brasil 2026.
Já na próxima quarta-feira (19), o Ypiranga volta a campo para enfrentar o Monsoon, adversário que voltará a enfrentar no final de semana desta vez no Colosso da Lagoa pelo jogo da volta.