Medicina Veterinária da URI realiza atividade de extensão com a Escola Agrícola de Erechim

Os acadêmicos realizaram uma apresentação sobre zoonoses e doenças infecciosas em animais

Mesmo de forma remota, acadêmicos do 1º semestre do Curso de Medicina Veterinária da URI realizaram uma atividade de extensão para os alunos e professores do Colégio Agrícola de Erechim. A atividade, realizada no dia 02 deste mês, fez parte da disciplina de Epidemiologia e Saúde Única, ministrada pela Professora Marciane Kessler.

Os acadêmicos realizaram uma apresentação sobre zoonoses e doenças infecciosas em animais. Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e atualmente são responsáveis por 60% de todas as doenças infecciosas em humanos e por 75% de todas as doenças infecciosas emergentes (doenças novas), segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Foram abordados os sinais e sintomas, formas de transmissão e principalmente medidas de prevenção e controle das seguintes doenças/zoonoses: Leptospirose, Brucelose Bovina, Raiva, Mormo, Toxoplasmose, Listeriose, Salmonella, Cisticercose, Febre Aftosa, Febre Maculosa, Tuberculose Bovina, Escabiose, Esporotricose, Febre Amarela, Giardíase, Hidatidose, Larva Migrans, Carbúnculo, Anemia Equina e Dengue.

A iniciativa faz parte da curricularização da extensão, uma importante ferramenta para inserção do acadêmico na comunidade, levando conhecimento e conscientização sobre as temáticas dessa área. Além disso, a extensão é essencial para o desenvolvimento de competências e a formação profissional, voltada à saúde única dos futuros médicos veterinários.

A atividade teve duração de 2 horas e contou com a participação de 95 estudantes do Colégio Agrícola, junto com a Professora Simone Elenice Castelan, responsável das disciplinas de Bovinos e Zootecnia do Colégio.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS