Medicina Veterinária da URI promove visita técnica para estudar bem-estar de animais selvagens

Antes de qualquer análise sobre bem-estar, um estudo dos comportamentos normais de uma espécie é essencial para a identificação de qualquer tipo de problema. As características físicas e os comportamentos naturais dos animais devem servir de base para as escolhas com relação às instalações e práticas de manejo a serem desenvolvidas. Além disso, temos a obrigação moral de tratar e manter os animais de forma mais próxima ao seu ambiente natural, evitando seu sofrimento e visando o seu bem-estar. Mas é preciso saber avaliar o grau de bem-estar para melhorarmos a qualidade de vida e consequentemente, a relação entre humanos e animais.

Este conhecimento prático foi vivenciado pelos alunos da turma 2022/1, do Curso de Medicina Veterinária da URI, em visita técnica realizada no PRIMAVES, ocorrida no sábado, 25, em Passo Fundo. O objetivo da viagem, que foi acompanhada pelo professor Mauro de Almeida, responsável pela disciplina de Manejo e Bem-Estar de Animais Selvagens, foi pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre essa temática. O grupo de alunos pode vivenciar in loco o manejo alimentar, sanitário, higiene e limpeza das instalações realizado com as diversas espécies de aves e primatas naturais ou não do Rio Grande do Sul.

O PRIMAVES, localizado na saída para Ronda Alta, é um espaço integrado à natureza que abriga animais oriundos de apreensões, com histórico que impede sua reintrodução no ambiente natural.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS