Medicina Veterinária apresenta resultados de pesquisa com Compost Barn na região

O Curso de Medicina Veterinária da URI desenvolveu nos dois últimos anos uma pesquisa em duas propriedades rurais da região que se dedicam à produção de leite. O objetivo foi avaliar e orientar sobre a maneira adequada na adoção do Compost Barn, um sistema de compostagem utilizado para proporcionar mais conforto ao gado leiteiro.

O trabalho foi desenvolvido nas propriedades de Douglas Mariga, da Linha Chapadão, em Paulo Bento, e de Anderson Farina, da Linha Saracura, em Barão de Cotegipe. A pesquisa contou com a participação dos professores orientadores Mauro Antônio de Almeida, Daniela dos Santos de Oliveira e Gilberto Pereira e as bolsistas Fernanda Dariva e Paola Carla Valduga.

O estudo teve por objetivo avaliar os parâmetros de temperatura e umidade local, Ph e temperatura de compostagem da cama, atividade de água e umidade nos sistemas de confinamento, realizar a análise microbiológica dos compostos orgânicos utilizados, além dos fatores que influenciam no bem-estar animal através da modelagem matemática.

Com os resultados, pode-se observar quais os fatores que mais interferem na “saúde” da cama do compost, ajudando na tomada de decisão de quantas vezes ao dia deve-se revolver e repor a cama ou até mesmo substituí-la.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS