Marinha e Inmet emitem alerta para tempestade que deve começar nesta quarta-feira no RS
Com início previsto para a próxima madrugada, condição caracteriza novo ciclone extratropical. Fenômeno pode causar forte ressaca entre Chuí, no sul do Estado, e Laguna, no sul de Santa Catarina
Um novo ciclone extratropical está previsto para atingir o sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o evento deve chegar na madrugada de quarta-feira (12), podendo se formar no litoral do Rio Grande do Sul ou próximo de Santa Catarina. A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca para os dois Estados.
O Inmet explica que o novo ciclone extratropical deve acontecer devido a uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, que ganha força e avança para o sul do Brasil. Na manhã desta terça-feira (11), o órgão emitiu alerta de perigo para a maior parte do Rio Grande do Sul e toda Santa Catarina.
O alerta chama atenção para a possibilidade de chuva (entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia), vento intenso (entre 60 e 100 km/h) e queda de granizo. O instituto também reforça o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, eventos comuns das grandes tempestades das últimas semanas.
A Marinha também alerta para o vento forte, que poderá afetar a faixa litorânea de Santa Catarina e São Paulo, com vento de até 100 km/h. E, no Oceano Atlântico, na direção do Uruguai e do extremo sul do Rio Grande do Sul, o aviso é de mar grosso e alto, com ondas que podem chegar a sete metros de altura.
Por ZH