Mais de onze milhões de crianças devem ser vacinadas em campanha contra sarampo e pólio, diz Ministério

Crianças de 1 até 5 anos devem ser vacinadas seja qual for a situação vacinal. Objetivo é aumentar cobertura vacinal no país.

Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (31) a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomelite. Segundo o Ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas e a meta é vacinar 95% destas crianças.

A campanha começa no dia 6 de agosto e vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

O foco da campanha deste ano é aumentar a cobertura vacinal em todo o país. Para isto, a campanha pretende vacinar todas as crianças de 1 até 5 anos, para manter coberturas homogêneas de vacinação.

O Ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Fonte: g1.globo.com

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS