MAB apresenta pauta em reunião com prefeito de Erechim

Na tarde desta segunda-feira (17/04) a Coordenação Municipal do MAB em Erechim/RS juntamente com as/os coordenadoras/es dos grupos de atingidos organizados nos bairros populares do município, estiveram reunidos com o prefeito municipal Paulo Alfredo Pólis, com o secretário Paulo Jeremias dos Santos e a secretária-adjunta Aline Prichua, ambos da Secretaria Municipal de Planejamento.

Na reunião, foi apresentada ao prefeito a pauta municipal dos/as atingidos/as organizados/as no MAB, tendo como pontos centrais os temas da habitação, assistência social e alimentação, saúde e educação.

Todas/os as/os coordenadoras/es presentes tiveram a oportunidade de falar a respeito dos problemas enfrentados em suas comunidades, levando o conjunto de reivindicações das centenas de famílias que compõem os grupos.

Como encaminhamentos, se avançou no ponto da habitação, com solicitação por parte da prefeitura de relatório detalhado sobre a situação de moradia das famílias, a fim de avançar no processo de regularização fundiária municipal, de reforma de casas, assim como a futura aquisição de terrenos por parte do município em uma parceria com o governo federal no que diz respeito ao Programa Minha Casa Minha Vida.

No tema da educação, serão analisados casos de acesso a vagas em escolas levando em consideração o critério do zoneamento, por proximidades dos/as estudantes/as com as instituições de ensino básico.

No tema da assistência social, foi encaminhada a destinação de um montante de cestas básicas como forma de auxílio emergencial para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e alimentar que integram os grupos de atingidos.

Também se avançou no diálogo com a Secretaria de Ação Social, a fim de olhar de forma mais atenta ao atendimento feito no município.

Nesta terça-feira (18), foi realizada reunião entre o MAB e a secretária-adjunta de Planejamento Aline Prichua, como fruto da conversa ampla realizada no dia de ontem, a fim de avançar no diálogo entre o Movimento e o poder público.

As reuniões foram de grande importância para abrir um canal direto de diálogo entre a população e a prefeitura municipal e secretarias, expondo os problemas enfrentados no município e trabalhando em conjunto para sua superação. O povo atingido se coloca como protagonista de sua própria história, através do processo contínuo de organização e formação, e indo à luta de forma coletiva para a transformação da realidade.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS