LED: Maior luminosidade com menor custo

“Ficou bem bom, muito iluminado”, disse a balconista, Neusa Gueuda, que trabalha numa padaria na avenida José Oscar Salazar, no bairro Três Vendas, sobre as novas lâmpadas de LED, que estão sendo instaladas pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social.

A empresária, Lorena Tamanini, também ficou espantada com as mudanças na iluminação pública, na principal avenida do bairro Três Vendas, onde ela tem comércio, na avenida José Oscar Salazar. “Ficou muito bom, me chamou a atenção. Ontem à noite, a minha filha perguntou o que tinha acontecido na rua, e aí perguntei o por quê, ela disse porque estava tão clara a rua. A gente agradece”, comenta. Lorena ressalta que essa modernização é um incentivo para quem trabalha no local e os moradores do bairro. “Estamos felizes”, afirma.

Avanços

Conforme o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, com esse projeto-piloto já dá para se ter a dimensão real da importância em substituir o sistema de iluminação convencional por LED, que vai proporcionar mais qualidade, economia e durabilidade.

Rossi explica que o projeto-piloto é importante porque diz respeito a uma grande obra e mudança de conceito, que o município está implantando, com o processo de Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública.

Projeto-piloto

Segundo os engenheiros eletricistas, Edson Lisboa e Diogo Bolzan, da Prefeitura de Erechim, o projeto-piloto das lâmpadas de LED está sendo executado na principal via do bairro Três Vendas. “No total, serão instalados 53 novas luminárias de LED de 150 watts (similar a lâmpada convencional atual de vapor de sódio de 400 watts), iniciando no entroncamento da rua Itália com a avenida José Oscar Salazar até o cruzamento da rua Daniel Durli”, explicam.

Investimentos

O projeto-piloto terá 1.500 metros de extensão com a nova iluminação pública, e vai fazer a substituição de 40 luminárias e ampliação de mais 13 lâmpadas, já que serão colocadas em todos os postes deste trecho, que antes não tinham, resultando num investimento de R$ 65 mil.

Os engenheiros observam que as luminárias de LED estão sendo instaladas neste local por se tratar de uma via com bastante movimento e visibilidade, que é entrada do município, ponto estratégico, num trecho significativo para fazer uma avaliação desse novo sistema.

Vantagens

Essa nova tecnologia de LED, que o município está implantando, explicam eles, é melhor que o modelo convencional e traz muitas vantagens, como economia de energia, maior luminosidade e durabilidade. “Essa é uma tecnologia melhor, mais avançada”, disseram.

A empresa que está fornecendo as novas luminárias e fazendo a colocação é de Erechim e deve finalizar nesta semana a instalação do projeto-piloto, que já está funcionando na medida que vai sendo substituído.

Por Assessoria de Comunicação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS