Lar dos Velhinhos: 80 anos de história, cuidado e amor com a pessoa idosa
Comemoração foi realizada no Clube Esportivo e Recreativo Atlântico (C.E.R. Atlântico), na noite desta terça-feira (28) com a presença da diretoria, autoridades, diretores, associados, residentes, fornecedores, familiares e amigos
O Lar dos Velhinhos, a Sociedade Beneficente Jacinto Godoy, completou 80 anos de história, décadas de cuidado e amor com a pessoa idosa. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou da comemoração, no Clube Esportivo e Recreativo Atlântico (C.E.R. Atlântico), na noite desta terça-feira (28). Estavam presentes o presidente, Eduardo Machiavelli, a administradora, Lucenir Lise, membros da diretoria, autoridades, diretores, associados, residentes, fornecedores, familiares e amigos.
Com amor e por amor
“Construímos, ao longo dos anos, uma equipe fantástica, apaixonada pelo que faz, sendo que uma das nossas marcas é celebrar a vida todos os dias. Quero agradecer por trabalhar no melhor lugar do mundo, e ter o privilégio de além de trabalhar cuidar do outro”, afirma a administradora do Lar dos Velhinhos, Lucenir Lise.
Ela ressalta que a equipe é quem realmente faz acontecer a magia que une a todos e faz as pessoas se sentirem em casa quando estão no lar. “Na missão de cuidar de pessoas, o nosso diferencial é o atendimento humanizado, a acolhida e o carinho com nossos residentes, familiares e amigos. Cuidamos da vida em sua plenitude, no momento de sua maior fragilidade. Somos uma mistura de hotel, restaurante, hospital, um residencial, mas, no final, somos uma grande família em que tudo se torna apaixonante. Nossa missão é a todo instante cuidar do amor da vida de alguém. Metade do nosso trabalho é feito com amor, e a outra metade por amor”, afirma Lucenir.
Garantir dignidade
A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, explica que o convênio entre município e a instituição, Lar dos Velhinhos, se firmou há muitos anos. “E a Prefeitura de Erechim cumpriu o preconizado em lei, garantindo dignidade à pessoa idosa. Cuidar de quem muito já contribuiu com nossa sociedade é dever de todos, e, quando, por inúmeros fatores, isso não se cumpre dentro da família, resta ao estado/município exercer o papel protetivo”, explica a secretária, Clarice Moraes.
O município de Erechim, por meio da Secretaria de Assistência Social, efetiva e garante este direito a quem necessita. Atualmente, o convênio com a entidade local mantém acolhidos mais de 75 idosos, distribuídos em grau de dependência, estando eles estabelecidos por comorbidades e necessidades múltiplas. O investimento mensal gira em torno de R$ 220 mil.
Segundo a secretária, Clarice Moraes, as equipes que atuam e intervêm, diretamente, junto as famílias e indivíduos, recebem com atenção as demandas, pois, é crescente o conceito de desrespeito e abandono aos idosos. “Além de garantir cuidados, trabalhamos para reforçar os vínculos familiares e comunitários, investindo no acolhimento local. Todos estes princípios são contemplados”, observa a secretária, Clarice Moraes.
“A prioridade de investir os recursos públicos, na garantia de direitos, é dever do gestor. Poder acompanhar de perto, diariamente, os serviços prestados traz a certeza de dever cumprido. Desejamos que todo trabalho prestado pela instituição siga sendo este, porque nos tranquiliza e nos enche de orgulho”, afirma a secretária, Clarice Moraes.
Prefeito
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, parabenizou a instituição pelos 80 anos de história, trabalho, e a toda equipe do Lar dos Velhinhos. “São serviços que exigem muita doação, responsabilidade, zelo, comprometimento, empenho, amor, pelos idosos. O município de Erechim tem ações e serviços que valorizam o envelhecimento ativo e saudável, que prioriza o bem-estar da pessoa idosa”, ressalta o prefeito Polis.
Por Assessoria de Comunicação