Lançado oficialmente o 11º Acampamento Farroupilha de Erechim 2019

Na presença de mais 1.200 pessoas, foi realizado, no último sábado, 24, no CTG Galpão Campeiro, o lançamento oficial da programação do 11º Acampamento Farroupilha de Erechim. Participaram da solenidade o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo; o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Augusto Basso, no ato representando o Poder Executivo; o vice-coordenador da 19ª Coordenadoria Regional Tradicionalista, Armelindo Rosset; o Patrono da Semana Farroupilha de Erechim, Antônio Carlos Nunes; acampados, convidados e imprensa.

O jantar baile, que teve sua renda revertida para o Hospital Santa Terezinha de Erechim, contou com patrocínio cultural da AGBrasil e animação do Grupo Chiquito e Bordoneio. O tema de 2019 dos Festejos Farroupilhas, instituído pelo MTG, é “Vida e obra de Paixão Cortes” e estará norteando as atividades no Acampamento e no Desfile Farroupilha, dia 20 de setembro.

Em seu pronunciamento, o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, afirmou que realizar o Acampamento Farroupilha é um grande desafio e se faz necessário usar a inteligência e a vontade de fazer diferente. Agradeceu a parceria com a AGBrasil e o Grupo Chiquito e Bordoneio, assim como todos os patrocinadores e apoiadores do evento, destacando o caráter beneficente em prol do Hospital Santa Terezinha. Ao falar sobre a programação, destacou que o grande diferencial desse ano será o Festival Gastronômico. Ao finalizar, afirmou não ter dúvidas de que o AF 2019 será um grande sucesso, “uma grande confraternização em prol da cultura do nosso estado”, sentenciou Vendruscolo.

A saudação a todos os presentes em nome da 19ª Coordenadoria Regional Tradicionalista foi feita pelo vice-coordenador Armelindo Rosset. O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Augusto Basso, que no ato representou o Poder Executivo, agradeceu a todos pela participação e apoio ao evento de solidariedade em prol do Hospital Santa Terezinha.

Na coordenação da Comissão Organizadora do AF 2019 estão: Prefeitura de Erechim, 19ª Região Tradicionalista do MTG, ACCIE, SESC, Sindilojas Alto Uruguai e Instituto Cultural Bota Amarela – ICBA. Fazem parte ainda: 13º Batalhão de Polícia Militar, 15ª Coordenadoria Regional Educação, Câmara Municipal de Vereadores, Erechim Auto Esporte Clube, Mitra Diocesana, OAB Subseção de Erechim, 11ª Delegacia de Polícia Regional de Erechim, Unimed Erechim e URI Erechim. Cada entidade contribuirá com algum tipo de recurso: financeiro, equipe de pessoal ou serviços. O Acampamento Farroupilha conta ainda com os seguintes apoiadores: Impactus – Feiras e Eventos, Indumate, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Egipol, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Vigilância Sanitária.

Até o momento o Acampamento Farroupilha 2019 tem como patrocinadores culturais: Master ATS Supermercados e Cavaletti Cadeiras Profissionais, que estão destinando recursos de Imposto de Renda através de um projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura Federal pelo grupo Chiquito e Bordoneio para a viabilização de parte dos shows tradicionalistas. Por isso, os organizadores agradecem o apoio de Alexandre Correia pela parceria através de seu projeto, e também ao Master ATS Supermercados, Cavaletti Cadeiras Profissionais e Sementes Estrelas e Futura pelo patrocínio.

O PATRONO

O Patrono dos Festejos Farroupilhas de Erechim de 2019 é Antonio Carlos Nunes. Ele nasceu em Erechim no dia 14 de novembro de 1945. Filho de Simpliciano Anastacio Nunes e de Pierina Pedrazza Nunes. É casado com Marinalva Nunes, com quem tem três filhos: Ani Flavia, Mauricio André e Bruna Eliza, e quatro netos. Foi corretor de imóveis, construtor civil, instrutor de autoescola e funcionário público municipal.

Foi sócio-fundador do CTG Espora de Prata. Em 1977 e 1998 fez parte da patronagem do CTG Galpão Campeiro.

Atualmente faz parte do Piquete Cabanha Chapéu Preto, onde foi patrão por duas gestões.

Ingressou na 19ª Coordenadoria Regional em 2004 como adjunto no departamento campeiro. Atualmente faz parte do Conselho de Vaqueanos da 19ª Coordenadoria. Em 2017, foi agraciado com a Comenda João de Barro, pelo MTG. É sócio-fundador do Instituto Bota Amarela e integra a sua diretoria, atuando no Departamento de Obras.

PROGRAMAÇÃO ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2019  
DATA HORÁRIO DESCRIÇÃO
13/set sexta 22h Show: Baile com Grupo Cordeona no CTG Sentinela da Querência (entrada 5kg de alimentos)  
sábado 14/set sábado 14h Exposição de Cavalo Crioulo, Prova de Morfologia e Balcão de Negócios
14/set Sábado 16h Abertura Acampamento
14/set sábado 17h Abertura da Exposição Sobre Cultura Gaúcha Ateliê Maria Paula
14/set sábado 20h Show Compasso Fandangueiro
14/set sábado 21h Festival Gastronômico
Domingo 15/set domingo 8h Festiart Bota Amarela
15/set domingo 12h Festival Gastronômico
15/set domingo 20h Show Delcio Tavares
segunda 16/set segunda 18h30 Missa Crioula
16/set segunda 19h30 Gincana
terça 17/set terça 18h30 3ª Conferência Municipal de Cultura – CMPC
17/set terça 20h Shows – Quatro Gaudérios
quarta 18/set quarta 15h Baile Melhor Idade – Os Gaudérios de Erechim
18/set quarta 20h Show – Porteira
quinta 19/set quinta 20h Show – Cristiano Quevedo
19/set quinta 21h Festival Gastronômico
sexta 20/set sexta 9h30min Desfile Farroupilha
20/set Sexta 12h Festival Gastronômico Costelão e Assados Diversos
20/set sexta 14h Enduro Equestre, Provas funcionais de Cavalo Crioulo e outras atividades  
20/set sexta 17h Show Coração Gaúcho  
20/set sexta 18h Show Thomas Machado  
sábado 21/set sábado 14h Campeonato de Bochas
21/set sábado 20h Shows – Chiquito e Bordoneio
domingo 22/set domingo 08h Campeonato de Bochas
22/set domingo 16h Encerramento
22/set domingo 17h Shows – The Allpargatas
ATRAÇÕES PERMANENTES:
OFICINAS CULTURAIS
MATEADA
MERCADO MASTER
3ª FEIRA DO ARTESANATO, COMÉRCIO E INDUSTRIA
EXPOSIÇÃO SOBRE CULTURA GAÚCHA
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
PARQUE DE DIVERSÕES INFLÁVEIS
FESTIVAL GASTRONÔMICO:
14/set sábado 21h Assados de Porco (Pizza, Paraguaia e Nova Itália) e acompanhamentos
15/set domingo 12h Assados de Ovelha e acompanhamentos
19/set quinta 21h Assados de Frango (Primo Canto) e acompanhamentos
20/set Sexta 12h Costelão e Assados Diversos
Demais dias terá o Celeiro dos assados, com carnes grelhadas selecionadas pelo próprio cliente e opção de sopa de agnoline.
 
       
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS