Lançada a 19ª Feira do Livro de Erechim

Lançada na manhã desta quarta-feira (4), a 19ª Feira do Livro de Erechim, em solenidade realizada no Salão Nobre da prefeitura, que contou com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, secretários municipais, vereadores, homenageados, ex-patronos, expositores, representantes de instituições públicas e privadas e entidades parceiras.

A 19ª Feira do Livro de Erechim acontece de 21 a 28 de outubro, na Praça Prefeito Jayme Luiz Lago, com o tema ‘Conhecimento e afeto para educar e libertar’. A patrona desta edição é a educadora Neide Lourdes Piran e os homenageados, os professores Guilherme Barp e Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski.

A Praça Prefeito Jayme Luiz Lago estará toda estruturada com a instalação de tendas piramidais para abrigar expositores, palestrantes, estudantes e público em geral. Cada setor recebeu um nome especial, todos em referência a história de Erechim, com o objetivo de marcar o centenário do município, comemorado no próximo ano. O espaço dos livreiros recebeu a denominação de Corredor Estação Ferroviária, o palco principal chama-se Palco Bela Vista, Sala da Patrona Cidadania ambiental planetária sustentável, Auditório O Castelinho, a Sala de Conferências Art Déco, Café Vale Dourado e o espaço de circulação Jardim Bota Amarela.

Em sua fala, a patrona da 19ª edição, Neide Piran, afirma ser difícil imaginar um mundo sem livros e acrescenta que ainda é preciso um ato político para fazer com que eles cheguem a todos.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação e interina da pasta de Cultura, Esporte e Turismo, Vanir Bombardelli, disse que a Feira do Livro é um evento de grande responsabilidade pelo significado que tem, pelo que a leitura proporciona. “Essa Feira foi feita em conjunto, por isso, convido para que todos estejam conosco. Talvez não façamos um evento do gosto de todo mundo, mas assim é a vida e cada um tem um jeito de ser e de pensar, inclusive a leitura nos ajuda a quebrar paradigmas. Procuramos fazer o nosso melhor e proporcionar atividades nas mais variadas formas, pois a Feira do Livro, envolve além de leitura, música, artes, cinema e teatro,” complementa.

O prefeito, Luiz Francisco Schmidt, em sua manifestação disse que “essa é uma feira da altura de nossa gente, nem maior e nem menor do que outras”. Para ele, o que se tem buscado é desenvolver eventos para que todos possam participar, e a Feira do Livro, é mais uma delas, com grande diversidade em sua programação.

A apresentação da programação foi realizada pelo diretor de Cultura, Fernando Losado e pela chefe do setor de Projetos Culturais Tainete Farina.

A solenidade de abertura oficial da 19ª Feira do Livro está marcada para o dia 21 de outubro, às 15h, no Palco Boa Vista. Neste mesmo dia, às 20h30, será realizado show com Nei Van Soria, músico com 30 anos de rock e poesia, fundador de duas importantes bandas do rock gaúcho: TNT e Os Cascavelletes. No domingo (22), o ‘Medita Erechim!’, reunirá praticantes e pessoas que poderão conhecer essa modalidade se unindo ao grupo, às 10 horas. Na segunda-feira (23), no Palco Boa Vista, às 20h, a palestra será com o professor, doutor em literatura e escritor Cristóvão Tezza, com o tema ‘A aventura literária’. Na terça-feira (24), a ação é voltada aos adolescentes e adultos com o espetáculo ‘Contos Mágicos’, com o mágico Eric Chartiot, no Palco Boa Vista, às 20h30. Na quarta-feira (25), as 10h, o poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar irá palestrar, sobre o tema ‘Perdendo tempo, ganhando ternura: criatividade para tudo, inclusive no amor’. À noite, o radialista e escritor Marcos Piangers palestra sobre Inovação, às 20h30. No Espaço Saber e Lazer Sesc será realizado campeonato de Xadrez, no dia 28, às 10h.

Entre as atrações estão atividades permanentes e outras como hora do conto, palestras, apresentação de bandas marciais, espetáculos teatrais, musicais e de dança, oficinas de teatro, musicalização e artes visuais, exposição de artesanato, meditação, contação de histórias, mesa de debates, shows, cinefórum, lançamento de livros, roda de conversas, cinema acessível e sessão de autógrafos.

A realização é do município de Erechim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tem como patrocinadores Unimed e Cristalina e apoiadores a Creral Telecom e Sesc Fecomércio/RS.

Neide Lourdes Piran – patrona

A patrona da 19º Feira do Livro de Erechim, Neide Lourdes Piran, iniciou sua carreira profissional no Colégio São José e, em seguida, assumiu o cargo de professora estadual, lecionando em várias escolas de Erechim. Foi acadêmica dos cursos de Estudos Sociais do CESE/FAPES, hoje URI, e de Geografia da Universidade de Passo Fundo, o que lhe permitiu realizar o Mestrado em Geografia na UNESP- Câmpus de Rio Claro..

Também foi professora na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim), da UPF e de cursos de Pós-Graduação da UNOESC. A disciplina mais lecionada foi a Geografia, da área das Ciências Sociais. Além da docência, foi secretária municipal de Educação, coordenadora da 15ª CRE em Erechim e vereadora. Mais recentemente, foi também secretária adjunta de Educação, da prefeitura de Erechim, no período de 2010 e 2011. Suas lutas ligaram-se a uma educação de qualidade como direito universal, a questões de gênero e às questões ambientais, pelo usufruto de bens naturais e culturais por todos num ambiente limpo e sadio.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS