Jupem rumo ao Chile pela quarta vez

Tradicional grupo de folclore polonês de Erechim participará de um Encontro Internacional de Folclore na região da Araucanía

O caminho já é bastante conhecido. Pela quarta vez, o Jupem cruzará a Cordilheira dos Andes para participar de um festival internacional. Desta vez o destino é a província da Araucanía, conhecida por ser uma das localidades chilenas com maior diversidade cultural e com algo em comum com o Rio Grande do Sul: as milenares araucárias.

Como grupo convidado do 4º Encontro de Folclore de Teodoro Schmidt, o Jupem se agrega a uma delegação do Chile e outra do Equador, realizando espetáculos em quatro cidades diferentes. Além das apresentações, o programa inclui passeios pela região e oficinas de folclore entre os grupos participantes.

No total, 21 pessoas integram a comitiva, totalizando 17 dançarinos e quatro membros de equipe de apoio. Entre eles, está a dançarina Lidiana Malinski Argenta, que viaja pela quarta vez ao Chile com o Jupem. Lidiana lembra com emoção: “Cada viagem com o Jupem é um marco nas nossas vidas, pois não há como voltarmos iguais depois de se dedicar tanto, conhecer outras pessoas e outras realidades. Aprendemos muito e voltamos com muitas histórias na bagagem, relembrando o quanto somos gratos por estas maravilhosas oportunidades que temos ao fazer parte do grupo”.

DANÇAS POLONESAS E BRASILEIRAS FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO

Em 51 anos de história, o Jupem já levou o nome de Erechim para centenas de cidades em todo o Brasil e no exterior. Além do Chile, o grupo também já esteve na Argentina, no Paraguai, no Peru e também na Europa, onde se apresentou na Espanha, Itália e Polônia.

O tradicional repertório de danças polonesas é especialidade do grupo, mas a novidade para este ano é um repertório totalmente renovado de danças brasileiras. A presidente do grupo, Mônica Luisa Kieling, ressalta: “Sempre que saímos do nosso país, fazemos questão de incluir no repertório danças brasileiras para mostrar que, além da paixão pela Polônia, temos orgulho de sermos brasileiros. Não poderia ser diferente desta vez, então preparamos um número exclusivo, no qual apresentamos Samba de gafieira, Forró e as nossas danças tradicionais gaúchas.”

A viagem acontece no período de 30 de agosto a 11 de setembro e a comunidade pode acompanhar todo o trajeto pelas redes sociais do grupo.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS