Junho Lilás reforça a importância do Teste do Pezinho

Para reforçar a importância do Teste do Pezinho, durante o mês de junho a Secretaria de Saúde (SES), em parceria com o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado do RS, está promovendo a campanha Junho Lilás. O ponto alto da campanha é a iluminação do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), Palácio Piratini, estádio Beira Rio e Arena do Grêmio, que apoiaram a ação. O lilás foi escolhido com o intuito de representar tranquilidade e transformação.

O Teste do Pezinho (TP) é um teste laboratorial de triagem neonatal, feito através de gotas de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido em papel filtro. O ideal é que seja coletado entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê para o diagnóstico conclusivo da doença triada, e início do tratamento, em até 15 dias de vida. O TP serve para triar doenças graves que podem levar ao retardo mental grave ou óbito infantil, e que podem não apresentar sintomas no período neonatal (os primeiros 28 dias de vida). Se o diagnóstico for precoce e o tratamento feito em tempo hábil, podem-se evitar sequelas graves e óbito. Durante o mês de junho, é reiterada a importância do TP.

Segundo a coordenadora da Política Estadual de Triagem Neonatal do RS, Celia Maria de Magalhaes Gubert, no Estado, mensalmente, são feitos 10 mil Testes do Pezinho por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 80% dos testes são realizados por meio do SUS, e 20% na rede privada. Nascem, em média, aproximadamente 130 mil crianças por ano. As crianças que realizam o exame no SUS, recebem também o diagnóstico e todo o tratamento na rede pública. No TP feito no setor privado ou por intermédio de convênio, é feito apenas o exame de triagem, sem o diagnóstico final e o tratamento necessário.

Por Secretaria Estadual de Saúde

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS