Jovens do Curso de Empreendedorismo recebem certificados em solenidade festiva em Erechim

Um grupo de 24 jovens da 1ª Turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar, recebeu seus certificados nesta quinta-feira (06/12). A solenidade festiva aconteceu na CantinaTrentin, em Erechim, com a presença dos pais, familiares, amigos, autoridades, lideranças da região do Alto Uruguai e instrutores da capacitação. O ato foi marcado por emoção por parte dos jovens e familiares. A solenidade iniciou com apresentação do conteúdo dos seis módulos e fotos e relatos das visitas técnicas realizadas durante o curso, ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). A cerimônia também foi marcada por homenagem aos pais.

Após a entrega de certificados, houve pronunciamento das lideranças, que parabenizaram os jovens, seus pais e agradeceram à Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e às entidades apoiadoras do curso, como Sicredi, Cresol, 15ª Coordenadoria de Educação, prefeituras, entre outras. O gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, e o coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira, parabenizaram os jovens, os familiares e agradeceram em nome da Emater/RS-Ascar a todos que contribuíram na realização do curso e oportunizaram aos jovens a qualificação, o conhecimento e o desafio da permanência no campo com sucessão familiar. Também agradeceram a dedicação da extensionista rural social de Juventude Rural, Clarice Böck, e do extensionista rural e coordenador dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel.

Os jovens Silvia Kanigoski e Guilherme Bohm falaram em nome da turma. Eles agradeceram aos pais, à Emater/RS-Ascar, a entidades apoiadoras e aos demais integrantes da turma, aos instrutores e a todos que colaboram nesse momento da vida deles. Também destacaram a importância do curso da vida pessoal e para os projetos que vão realizar em suas propriedades como empreendedores.

O casal Rudimar Riedi e Marli Bisol Riedi, pais da jovem Karin Riedi, falaram em nome dos pais. Também falaram o prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, em nome da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), o coordenador regional da Seapdr, Cesar Luis Albertoni, a titular da 15ª Coordenadoria Regional da Educação, Juliane Bonez, o secretário adjunto da Agricultura de Erechim, Anderson Soliman, no ato representando o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, o vice-presidente do Sicredi UniEstados, Luis Caramori, o diretor executivo da Cresol, Marcelo Andreolla, e a vereadora Sandra Picoli. Todas as lideranças parabenizaram os jovens, a Emater/RS-Ascar e reafirmaram as parcerias para dar seguimento ao curso.

CURSO

Na conclusão do curso, na quarta-feira (04/12), os jovens apresentaram os projetos produtivos nas áreas escolhidas que devem ser executados nas propriedades com o assessoramento da Emater/RS-Ascar. Entre as áreas estão ovinocultura, apicultura, cooperativismo, associativismo, agroindústria, avicultura colonial e corte.

O curso, com 180m horas/aulas, iniciou no dia 16 abril deste ano com a participação de jovens de sete municípios da região do Alto Uruguai, sendo esta a primeira edição deste curso ministrado no Cetre, com a participação de jovens de Erechim, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Viadutos, Mariano Moro e Severiano de Almeida. O curso foi desenvolvido em seis módulos, com duração de três dias cada.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS