Jovens da Diocese de Erechim celebram Dia Nacional da Juventude

Mais de 60 jovens de diversas paróquias da Diocese de Erexim participaram de encontro no Centro de Eventos do Seminário N. Sra. de Fátima neste último domingo de outubro, Mês Missionário Extraordinário, para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), como vem ocorrendo há diversos anos.

Neste ano, o DNJ teve como propôs a temática “Juventude em Políticas Públicas: uma história nos chama à Civilização do Amor“.

Depois de rezar o Ofício Divino da Juventude, os participantes do encontro, refletiram a temática com os seguintes questionamentos:

– Quais são os nossos grandes problemas?

– Por que eles existem?

– Como podemos resolvê-los?

Encerrando a reflexão, foi apresentado panorama das políticas públicas de juventude no Brasil.

Na programação do dia, estava prevista atividade com o “Coletivo Cultivamente” nas imediações da Secretaria Municipal da Educação. Em vista da chuva, a coordenação do encontro reorganizou a programação e todos permaneceram no mesmo local.

As atividades do dia motivaram a todos a seguir buscando a efetivação de políticas públicas às/aos jovens, recordando o que afirma Eduardo Galeano: Oxalá possamos ter a coragem de estar sós e a valentia de arriscarmos estar juntos, pois de nada serve um dente fora da boca, nem um dedo fora da mão. Oxalá possamos ser desobedientes, a cada vez que recebermos ordens que humilham nossa consciência ou violam nossos princípios e nossa dignidade. Oxalá possamos ser capazes de seguir caminhando os caminhos do vento, apesar das quedas, traições e derrotas, porque a história continua para além de nós, e quando ela diz adeus, está dizendo: até logo. Oxalá possamos manter viva a certeza de que é possível ser compatriota e contemporâneo de todo aquele que viva animado por vontade de justiça e de beleza, nasça onde nascer e viva quando viver, porque não há fronteiras no mapa da alma nem do tempo.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS