Jovens da 2ª edição do curso de Empreendedorismo recebem certificados

Dezessete jovens de oito municípios da região do Alto Uruguai que participaram da 2ª edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural receberam seus certificados nesta quinta-feira (02/06). A solenidade de formatura aconteceu na Cantina Trentin, em Erechim. O ato contou com a presença dos pais, autoridades, lideranças, representantes das instituições financeiras Sicredi UniEstados, Sicredi Sul Minas, Cresol, Banrisul e de extensionistas da Emater/RS-Ascar.

A solenidade foi acompanhada pelo secretário municipal da Agricultura, William Racoski, que representou o prefeito Paulo Polis, pela extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenadora estadual de Juventude Rural, Clarice Vaz Emmel Bock, pelo coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Inidio Munari, pelo coordenador estadual dos Centros de Treinamentos de Agricultores da Emater/RS-Ascar, Francisco Mantezze, pela titular da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Bonez, e pela Gerência do Escritório Regional de Erechim, Gilberto Tonello e Cezar da Rosa, dentre outras lideranças.

As extensionistas Sandra Leichtweis e Karen Marchetto fizeram uma explanação, com apresentação dos alunos, bem como do conteúdo teórico e prático ministrado durante os nove encontros do curso, destacando a importância dos momentos de convivência, da troca de experiências e do conhecimento proporcionado pelo curso. A apresentação foi acompanhada pela extensionista Nadia do Rosa e pela coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera.

Os jovens Leticia Secco e Luis Henrique Descher Kammler agradeceram em nome da turma, e pelo incentivo a permanecerem no campo. “Foi muito aprendizado”, relataram, ao agradecer ao Cetre e aos instrutores do curso. E o casal Rodrigo e Elida Consoli agradeceu, em nome de todos os pais dos alunos, pelo acolhimento no Cetre e parabenizou os jovens e seus pais.

As lideranças em suas falas parabenizaram os alunos por aceitarem o desafio, além dos pais e familiares, a Emater/RS-Ascar e as parcerias que proporcionaram o curso, e ressaltaram a importância de os jovens permanecerem no campo e efetivarem projetos nas suas propriedades, que possam contribuir com aumento da renda familiar e da realização destes jovens. Os pais dos alunos também foram parabenizados por incentivar seus filhos a serem capacitados e para que eles possam permanecer no campo.

O curso foi ministrado em oito aulas, nos meses de abril e maio deste ano. O conteúdo, teórico e prático, foi trabalhado nos seguintes eixos temáticos: relações interpessoais, geracionais e familiares, sensibilização à gestão da propriedade rural e meio ambiente, segurança alimentar, bovinocultura de leite, recursos naturais – solo e água, além de fruticultura e secagem e armazenagem de grãos. Também fez parte da programação do curso um dia

de campo regional e uma feira dos projetos produtivos elaborados pelos alunos. A realização do Curso de Empreendedorismo para Juventude Rural conta com as parcerias do Sicredi, Banrisul e Cresol.

A solenidade encerrou com a entrega de certificados e mimos e com um café de confraternização.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS