Jornalista e Primeira Voz da Rádio Cultura FM, José Adelar Ody lançará coletânea de crônicas na Feira do Livro de Erechim

O programa Estúdio Boa Vista também recebeu o jornalista, cronista e primeira voz da Rádio Cultura há 25 anos, José Adelar Ody. Durante a entrevista, ele relembrou sua trajetória profissional e sua atuação na emissora, além de falar sobre o lançamento de sua coletânea de crônicas, que ocorrerá durante a Feira do Livro de Erechim.

Em tom emocionado, Ody recordou momentos marcantes de sua carreira, como o jantar de lançamento da rádio e o local onde a emissora entrou no ar pela primeira vez, na Churrascaria João de Barro, então localizada ao lado do Estádio Colosso da Lagoa. “Na minha memória, tenho recordações muito gratas e inapagáveis. O estúdio ficava na Rua Marechal Rondon; o jornal viria mais tarde e, posteriormente, transferimos a rádio e o jornal para o local onde se encontram atualmente”, afirmou.

Formado em Jornalismo pela PUC de Porto Alegre, Ody acumula 36 anos de atuação no jornal Correio do Povo e também integrou a equipe do jornal A Voz da Serra, em 1972.

O lançamento de sua obra, intitulada Crônicas de um “Frentista de Erechim”, ocorrerá durante a 27ª Feira do Livro de Erechim, marcada para os dias 1º a 10 de maio, na Praça Jayme Lago.

O livro reúne 23 crônicas publicadas ao longo da carreira do autor, nas quais ele convida o leitor a mergulhar em suas memórias — que também dialogam com a história do município. Com uma escrita sensível e, em diversos momentos, bem-humorada, Ody aborda temas como futebol, política, cotidiano e acontecimentos locais e globais, transitando entre realidade e ficção.

O título da obra carrega um significado simbólico: faz referência ao primeiro emprego do autor, como frentista de um posto de gasolina, além de remeter à sua atuação no jornalismo. A metáfora reforça a ideia de um profissional que sempre esteve “na linha de frente”, observando, registrando e levando informação à comunidade.

O autor também participará de uma roda de conversa com sessão de autógrafos no dia 5 de maio, a partir das 18h30, no Painel, juntamente com outros escritores.

Com mais de 40 anos de atuação no jornalismo, José Adelar Ody consolidou-se como um nome de destaque na comunicação regional. Em sua mais recente obra, revela ao público sua faceta de cronista, convertendo lembranças e experiências em textos que mesclam emoção, leveza e reflexão.

A entrevista completa pode ser acompanhada através da Página do Facebook da Rádio Cultura e do Jornal Boa Vista, ou clicando no Link

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS