IV Fórum Norte Gaúcho da Soja está com inscrições abertas

Evento será realizado dia 29 de setembro no município de Ipiranga do Sul – Berço do Plantio Direto

O evento, marcado para o dia 29 de setembro, acontece no Centro Esportivo Municipal, a partir das 8h e se estende até as 16h30min. Entre os temas escolhidos para esse Fórum está a “Lucratividade atrelada à escolha da cultivar”, com a engenheira agrônoma Kassiana Kehl, que vai se aprofundar na questão da qualidade da semente. Para começar uma lavoura de soja é de fundamental importância que o produtor escolha uma semente de alta qualidade, sendo necessário, na hora de adquirir o insumo avaliar quatro aspectos: fisiológicos, vigor, germinação e sanitários.

Outra pauta do debate é “Inovações no manejo do solo para elevadas produtividades”, com o engenheiro agrônomo Telmo Jorge Carneiro Amado. Tendo em vista os aumentos constantes na produtividade da soja, o consumo de nutrientes do solo deve receber uma atenção especial por parte dos produtores. É preciso saber: como o solo está nutrido, com base em uma análise criteriosa.

Já o engenheiro agrônomo Dr. Carlos Alberto Forcelini vai concentrar sua palestra em “Como estar seguro no controle das doenças da soja diante da crescente resistência aos fungicidas”. O controle químico com o uso de fungicidas é uma das estratégias disponíveis para o manejo da ferrugem asiática, uma das piores doenças da soja. São produtos que não se pode abrir mão quando a doença aparece.

O economista Antônio da Luz falará sobre “Análise e perspectivas para o mercado de soja 2018”. Ele fará uma análise do mercado de soja no mundo e no Brasil a longo, médio e curto prazos, abordando demanda, produção, consumo, exportação, importação, estoque, preço e custo da produção.

Encerrando o evento, o analista de marcado Miguel Biegai Júnior, que tem 18 anos de atuação em Análise Agro Econômica e Mercado Futuro de Commodities, vai apresentar “Estratégias de comercialização da Safra 2017/2018”. Miguel atualmente vive em Genebra, na Suíça, onde trabalha como responsável pela área de montagem de estruturas de proteção de preços utilizando futuros, além de trabalhar com análise gráfica de mercado de commodities da OTCex, com experiência de operação em mesas de negociação no Brasil, Estados Unidos da América e Europa. Ao final de cada palestra, o público poderá interagir com perguntas aos convidados para debates sobre os temas apresentados.

A promoção e realização de evento do IV Fórum Norte Gaúcho da Soja é do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Faculdade Ideau.

O público alvo do evento é formado por produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e interessados no setor, está sendo esperado para o evento, que já conta com os seguintes patrocinadores: Stoller (Patrocinador Ouro), Sicredi, Pioneer, Adubos Coxilha, Roundup, Bayer, Cotrijal e Faculdades Ideau.

As inscrições para o Fórum podem ser feitas na Emater, Sindicato Rural de Getúlio Vargas e Prefeitura de Ipiranga do Sul.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

8 horas –          Recepção e Credenciamento

8h30min –        Abertura

9 horas –           Lucratividade atrelada à escolha da cultivar

Palestrante: Kassiana Kehl

Engenheira Agrônoma, graduada em janeiro de 2011 pela Universidade de Cruz Alta e Mestre em Ciência e Tecnologia de sementes pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente trabalha como Gerente da unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes de Passo Fundo/RS.

10 horas –        Inovações no manejo do solo para elevadas produtividades

Palestrante: Telmo Jorge Carneiro Amado

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Engenharia da Irrigação Mestre em Ciências do Solo, Doutor em Ciências do Solo e Professor Titular da UFSM

11 horas –            Como estar seguro no controle das doenças da soja diante da crescente resistência aos fungicidas

Palestrante: Dr. Carlos Alberto Forcelini

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Microbiologia, Mestre em Fitopatologia,                                         Doutor em Fitopatologia, Professor da FAMV/UPF desde 1984

12h15min –        Almoço

13h45min –        Análise e perspectivas para o mercado de soja 2018

Palestrante: Dr. Antônio da Luz

                             Economista Chefe da Farsul, Mestre em Economia Aplicada, Doutor em Economia

14h45min –      Estratégias de comercialização da Safra 2017/2018

Palestrante:  Miguel Biegai Júnior

Trader de Mercado Físico e Futuro de Commodities. Trabalha e vive em Genebra (Suíça), como responsável pela área de montagem de estruturas de proteção de preços de soja, utilizando opções de mercado na Bolsa de Chicago. Com experiência de operação em mesas de negociação no Brasil, Estados Unidos e Suíça. Analista de Mercado, com 18 anos de atuação em análise agro econômica e mercado futuro de commodities.

16h30min –          Encerramento

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS