Itatiba do Sul realiza 2º Concurso da Terneira e 7º Encontro de Produtores de Leite

A prefeitura de Itatiba do Sul e a Emater/RS-Ascar promoveram o 2º Concurso da Terneira e o 7º Encontro de Produtores de Leite, na sexta-feira (12/04), no Ginásio Municipal de Esportes. Na oportunidade ocorreu o lançamento do Programa Municipal do Leite. Os eventos integram a programação festiva de aniversário de 54 anos do município.

Na parte da manhã, a programação foi marcada pelas palestras sobre Tuberculose, ministrada por Lucimar Lima Martins, da Inspetoria Veterinária, e sobre Melhoramento Genético, pelo médico veterinário Fabricio Velho. Foi enfatizada a importância do manejo reprodutivo do gado leiteiro e de corte, da sanidade e da genética, visando um rebanho com sanidade e maior rendimento econômico.

Após as palestras, os participantes assistiram um vídeo institucional. Na sequência, ocorreu a abertura do evento, com a participação da prefeita Adriana KátiaTozzo, do vice-prefeito Gentil Zati, da presidente da Câmara de Vereadores, Paulina Dias, do gerente adjunto do Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, entre outras lideranças.

A prefeita parabenizou os produtores, destacou a parceria com a Emater/RS-Ascar e o Poder Legislativo, e lembrou algumas ações que vêm sendo executadas pelo Executivo e outras que serão implementadas através do Programa Municipal de Leite, como por exemplo o subsídio que os produtores que aderirem ao programa terão no preço do litro do leite.

Marcos Gobbo, em nome da Emater/RS-Ascar, agradeceu a parceria com a prefeitura e demais entidades e destacou a importância dos eventos para qualificar a atividade leiteira. “A produção leiteira é fundamental na garantia de renda mensal na propriedade e o programa municipal será importante para incentivar o produtor a ficar no campo”, disse, ao ressaltar que a Emater/RS-Ascar está à disposição para orientações técnicas e ações nesta área e parabenizou Itatiba do Sul pelos 54 anos.

A programação seguiu à tarde com o julgamento e premiação das terneiras com a participação de 17 animais nas categorias Holandês (terneiras e novilhas) e Jersey. O assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar e doutor em Agroecossistemas, Vilmar Fruscalso, participou da comissão julgadora. Também houve exposição e comercialização de produtos direcionados à atividade leiteira por empresas e cooperativas.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS