IPTU digital: mais agilidade e rapidez para comunidade

Neste ano, 2022, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) será diferente, mas para melhor. Isso porque a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria da Fazenda, inovou para oferecer um serviço mais ágil, moderno e eficiente para a população. Além disso, a iniciativa vai ter outro impacto importante para a sociedade, com a economia de recursos públicos.

Conforme o secretário da Fazenda, Valdemar Loch, Erechim tem, atualmente, cerca de 68 mil imóveis, e com a implantação do sistema de pagamento via digital, o município vai fazer uma economia de R$ 170 mil, reduzindo insumos que deixam de ser utilizados na impressão e distribuição dos antigos carnês. Sem falar no impacto ambiental, com foco na sustentabilidade e na diminuição da utilização de papel.

O secretário Loch ressalta que outro ponto importante desta modernização do serviço público priorizando o digital, se dá também em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), já que vai evitar a aglomeração dos munícipes na prefeitura, secretarias, e, consequentemente, é uma das principais recomendações dos órgãos de saúde para evitar que o vírus continue se espalhando, além, é claro da vacinação, essencial neste processo de imunização.

O titular da Fazenda afirma que o novo sistema digital para pagamento do IPTU está em fase de testes e verificação. Loch explica que esse é um momento de ajustes neste processo que envolve a secretaria com um todo, os servidores públicos, técnicos, todos os profissionais que atuam com o IPTU. E, tudo isso, para entregar uma opção mais ágil e eficiente à população.

Ele ressalta que esse processo vai necessitar também de uma mudança de cultura e alteração nos hábitos da comunidade, já que as pessoas deixam de receber o carnê de papel e devem acessar digitalmente, por meio da internet e site, o documento para pagar. O secretário observa que, na hora certa, tudo será amplamente divulgado pela Prefeitura de Erechim via campanha institucional.

Com apoio do prefeito Polis e do vice Flávio à iniciativa, o secretário enfatiza que os servidores públicos estão, há meses, empenhados nesta transição, já que é uma tarefa complexa, que visa, em última análise, facilitar o pagamento e a vida dos contribuintes, com a mudança de uma rotina que já dura muitos anos.

“O mais importante, agora, é a população colaborar e compreender que essa mudança, que substitui o papel pelo pagamento digital é, também, uma exigência deste novo momento que se está vivendo com a informatização dos serviços públicos. A prefeitura não pode ficar para trás, precisa dar o exemplo e ser a incentivadora de melhorias, sempre prezando pela correta aplicação dos recursos públicos”, disse.

ISSQN

O secretário Loch lembra que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de Erechim também poderá ser pago via digital. Atualmente, a Prefeitura de Erechim tem 1400 profissionais autônomos que precisam quitar esse tributo.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS