Instituto de Olhos Santa Luzia completa 21 anos como um centro de referência em oftalmologia

Reunindo todas as subespecialidades oftalmológicas, o Instituto de Olhos Santa Luzia chega aos 21 anos de história contabilizando mais de 124,4 mil pacientes e mais de 27,5 mil cirurgias realizadas. É um centro de referência em cirurgia e tratamento das doenças dos olhos, equipado com os mais modernos aparelhos de alta tecnologia, os mesmos que são usados nos centros mais avançados do mundo no atendimento e tratamento de doenças oculares.

Foi fundado em 19 de maio de 2000, surgindo da ideia de agregar, em um só local, médicos oftalmologistas que pudessem atender em várias subespecialidades. Idealizado pelo oftalmologista Fábio Vaccaro, o Instituto de Olhos Santa Luzia foi planejado para atender pacientes em todas as áreas da Oftalmologia, do início ao fim do tratamento. Ao projeto inicial já se somam várias expansões. A mais recente ocorreu no ano passado. Mesmo enfrentando uma das maiores crises mundiais na área da saúde, a pandemia da Covid-19, foi realizada uma obra de ampliação de mais 1,9 mil metros quadrados, que abrigam consultórios médicos, salas de exames e procedimentos além de salas de espera, ampliando a capacidade de atendimento com a entrada de novos profissionais no seu corpo clínico.

A nova expansão mantém as premissas que pautaram a construção do local, provendo o acolhimento e a excelência nos cuidados da saúde ocular e mantendo o comprometimento com os resultados, a credibilidade, o respeito, a transparência e a responsabilidade junto a cada paciente. Segundo o oftalmologista Fábio Vaccaro, “essa trajetória é a consequência de muito trabalho e dedicação, com o apoio de uma equipe conceituada, visando sempre um atendimento diferenciado aos nossos pacientes”.

A estrutura física atual conta com 2.700 m², disponibilizando nove consultórios para atendimento, ambientes climatizados e preparados para garantir conforto aos pacientes. Conta com um moderno Centro Cirúrgico no sistema Day-Hospital (cirurgias com alta no mesmo dia), salas para exames complementares, área de adaptação de lentes de contato e prótese ocular, permitindo mais agilidade aos processos de atendimento.

O dia a dia do Instituto de Olhos Santa Luiza depende, atualmente, do trabalho de uma equipe de 30 colaboradores qualificados que passa por constante treinamento, com a finalidade de garantir o máximo de segurança e acolhimento para os pacientes. São sete médicos oftalmologistas das mais diversas especialidades. São realizados milhares de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos por ano, todos com segurança e excelentes resultados.

Dessa forma, ao longo destes 21 anos, o Instituto de Olhos Santa Luzia não parou de crescer e investir na aquisição de novos equipamentos, mantendo-se sempre atualizado no quesito tecnologia e ampliando a sua capacidade de atuação, consolidando-se como uma verdadeira referência na realização de exames e cirurgias oftalmológicas. De acordo com o oftalmologista Jeferson Skzypek, pacientes de diversas regiões, nem sempre próximas, acabam por se deslocar a Erechim em busca de tratamentos com os médicos do Instituto de Olhos Santa Luzia, pois encontram aqui um verdadeiro centro de referência oftalmológica.

A oftalmologista Daniela Madalozzo afirma que tem muita satisfação de trabalhar no IOSL e agregar com a especialidade da oftalmopediatria em um local que tem toda estrutura para atender bem esse público que necessita de um ambiente e um atendimento diferenciado. “Com isso, estamos, cada vez mais, através das nossas orientações, trazendo as crianças para consultas de rotina, podendo fazer o diagnóstico mais precoce de doenças oculares durante o período do desenvolvimento da visão”, destaca a médica.

CIRUGIAS DE PONTA

Entre os procedimentos cirúrgicos realizados na clínica estão Facoemulsificação da Catarata com Implante de Lentes Monofocais e Multifocais (Premium); Cirurgias Refrativas para correção dos graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo; Cirurgias Vítreas; Plástica Ocular (Blefaroplastia à Laser) ; Tumores Palpebrais; Injeções Quimioterápicas para pacientes com doenças na retina; Correção de Entrópio/Ectrópio; Implante de Anel de Ferrara; Crosslinking; Transplantes de Córnea; Correções Estrabismo; estas representam o maior volume de procedimentos.

“Em 2019, adquirimos o equipamento Ngenuity 3D Visualization System, um sistema de visualização cirúrgico tridimensional, 3D, que veio a nos dar maior segurança nas cirurgias oftalmológicas, principalmente de retina”, exemplifica Antônio Vaccaro Filho, responsável pelo setor de Retina e Vítreo da clínica.

EQUIPAMENTOS DE ALTA TECNOLOGIA

Um completo e atualizado centro tecnológico auxilia os especialistas no diagnóstico e tratamento das doenças oculares.

Recentemente, foi adquirido um novo equipamento de diagnóstico para o setor de Retina e Vítreo. O DRI OCT Série Triton Plus, instalado em janeiro deste ano, é um equipamento de última geração, capaz de realizar exames da retina com uma qualidade superior e assim uma melhor indicação de tratamento e acompanhamento do mesmo.

Já no Centro Cirúrgico equipamentos com tecnologia à Laser e Femtosecond. “A cirurgia de catarata, por exemplo, pode ser realizada a laser, proporcionando precisão e segurança”, exemplifica Fábio Vaccaro. Direcionados ao planejamento personalizado de cirurgia de catarata, refrativa, anel de ferrara, garantem uma maior precisão e segurança para o paciente. “Com a ampliação das instalações e o investimento em novas tecnologias, a clínica mantém o seu conceito em proporcionar segurança e os melhores resultados em todos os nossos procedimentos”, assegura.

Alguns equipamentos que o IOSL dispõe:

– WaveLight® EX500 Excimer Laser – é um equipamento de laser para cirurgia refrativa inovador, obtendo notas máximas em testes rigorosos de qualidade e resultados. É capaz de realizar o procedimento de acordo com o olho de cada paciente, tornando a cirurgia personalizada, mais eficiente e segura, desta forma a qualidade do resultado final é superior.

– LenSx® Laser de Femtosecond: Oferece programação digital para planejamento e ato cirúrgicos. Realiza execução a laser de cortes das estruturas e tecidos oculares em plano tridimensional. Garante Precisão e reprodutibilidade computadorizadas para cirurgia de catarata. Atua também na confecção de túneis corneanos para implantes de anel intra-estromal no tratamento do ceratocone. Na cirurgia refrativa, atua na confecção do Flap onde será aplicado o laser de correção do grau.

– Ngenuity 3D Visualization System – para cirurgia em 3D, Catarata e Retina. Sistema de visualização cirúrgico tridimensional, 5 X mais profundidade de campo, 42% maior resolução da imagem. Imagem com tratamento digital, em tempo real. Filtros de imagem para estruturas oculares. Melhor ergonomia para o cirurgião e auxiliares.

– ACUPULSE Laser CO2 Fracionado – é um moderno equipamento utilizado nas cirurgias Plástica Ocular – Blefaroplastia, que trata com precisão linhas finas e rugas palpebrais, melhora a elasticidade e resistência da pele além de proporcionar uma cirurgia com menor sangramento e edema, permitindo uma rápida recuperação e maior conforto aos pacientes.

– DRI OCT Série Triton Plus – realiza uma Tomografia de Coerência Óptica de Fonte de Varredura, combinada com fotografia colorida do fundo do olho – Angiografia . A tecnologia de última geração oferece varredura sem precedentes e imagens mais abrangentes para um diagnóstico rápido, simples e superior, bem como monitoramento de anomalias no segmento anterior e retina.

CORPO CLÍNICO

Todos os oftalmologistas que compõem o Corpo Clínico do Instituto de Olhos Santa Luzia são credenciados com títulos reconhecidos pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Associação Médica Brasileira.

– Fábio Vaccaro – Catarata, Córnea e Refrativa

– Antônio Vaccaro Filho – Retina e Vítreo

– Jeferson Skzypek – Plástica Ocular

– Daniele Bica Madalozzo – Estrabismo, Visão Subnormal e Oftalmopediatria

– Vinícius Vielmo – Clínica e Cirúrgica

– Marcello de Quadros Ribeiro – Retina e Vítreo

– Marcela Bordaberry – Neuro-oftalmologia

INSTITUTO EM NÚMEROS

• 124.400 pacientes

• 27.500 cirurgias

• Equipe multiprofissional de apoio formada por mais de 30 colaboradores.

• 07 oftalmologistas na equipe, das mais diversas subespecialidades.

• 09 salas de atendimento.

• 07 salas para exames complementares e procedimentos.

• Área de adaptação de lentes de contato e prótese ocular.

• Centro cirúrgico especializado em cirurgias oftalmológicas de alta complexidade.

• Salas de cirurgia sistema day-hospital (alta hospitalar no mesmo dia).

• Sala de recuperação.

MENSAGEM DO DIRETOR

“O nosso Instituto de Olhos Santa Luzia comemora 21 anos. Todo este tempo dedicado à busca incansável pela excelência no atendimento e sempre proporcionando atualização tecnológica e científica dos que fazem parte do seu corpo médico. São 21 anos… Tantas histórias para contar. Inúmeras conquistas. Desafios vencidos. Tudo vivido em prol de um bem maior: construir um centro oftalmológico de referência. Foram

necessárias muitas mãos para escrever nossa história, mãos amigas, que se tornaram uma grande família de colaboradores, médicos, parceiros e pacientes. Como é gratificante olhar para trás e sentir orgulho de tudo que foi realizado. Gostaria de agradecer aos nossos colegas parceiros e colaboradores por toda dedicação voltada para esta clínica. Queremos continuar crescendo juntos, oferecendo sempre os melhores serviços em oftalmologia para os nossos clientes, que são nossa razão de existir”.

Fábio Vaccaro, Diretor do Instituto de Olhos Santa Luzia

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS