Inicia neste sábado o 11º Acampamento Farroupilha de Erechim

Evento acontece até dia 22 de setembro, no Parque da Accie

Inicia neste sábado, 14 de setembro, o 11º Acampamento Farroupilha de Erechim, em comemoração à Semana Farroupilha, tradicional evento da cultura e folclore gaúcho. Será realizado no Parque da ACCIE até o dia 22 de setembro, com uma programação diversificada e gratuita para a comunidade de Erechim e Região. A solenidade de abertura oficial, com a chegada da Chama Crioula e distribuição das centelhas para as entidades, inicia às 16 horas, com hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual, Municipal, do MTG e do Acampamento; pronunciamento das autoridades; inauguração e benção dos galpões. O AF tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho; despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura gaúchas através de oficinas culturais; valorizar talentos artísticos da Região do Alto Uruguai, bem como de todo o RS.

Serão 10 dias de imersão na cultura gaúcha com atividades como oficinas e gincanas culturais, apresentações artísticas e shows de artistas nativistas. O evento vai contar com mateada, parque de diversões, gastronomia típica diversificada, FestiArt Bota Amarela, Tarde da Terceira Idade, Missa Crioula, 3ª Conferência Municipal de Cultura, Exposição Sobre Cultura Gaúcha, mercado do Master e a 3ª Feira Regional do Artesanato, Comércio e Indústria, no Pavilhão 1.

A proposta do Acampamento Farroupilha é reunir a comunidade num espaço onde as entidades tradicionalistas poderão confraternizar e se integrar para divulgar as atividades que desenvolvem, fortalecendo os laços de amizade e companheirismo, aproximando gerações numa convivência harmoniosa. A entrada para toda a programação é gratuita.

O QUE ESTÁ AGENDADO

No primeiro dia do Acampamento Farroupilha 2019, ainda antes da abertura oficial, a partir das 14h, inicia a Exposição de Cavalo Crioulo, Prova de Morfologia e Balcão de Negócios do Cavalo Crioulo. Logo após a abertura oficial, terá início a Exposição Sobre Cultura Gaúcha Ateliê Maria Paula. À noite, a partir das 20h, a programação de shows inicia com Compasso Fandangueiro.

Na segunda-feira, dia 16, a partir das 18h30min, acontece a Missa Crioula e, a partir das 19h30min, Gincana Cultural. Todos os shows do AF acontecerão no Polo de Cultura: Dia 17 – Quatro Gaudérios; Dia 18 – Porteira; Dia 19 – Cristiano Quevedo; Dia 20 – Coração Gaúcho e Tomaz Machado; Dia 21 – Chiquito e Bordoneio; Dia 22 – The Allpargatas.

O 11º Acampamento Farroupilha de Erechim é uma realização da ACCIE, Prefeitura de Erechim, 19ª RT, Instituto Cultural Bota Amarela, Fecomércio-RS/SESC e Sindilojas Alto Uru-guai. Os patrocinadores do evento são Sicredi e Express Factoring Câmbio e Seguros e patrocina-dores culturais o Master, Futura Agrícola, Sementes Estrela e Cavaletti. O evento conta com apoio cultural de Chiquito e Bordoneio e diversos apoiadores institucionais.

FESTIVAL GASTRONÔMICO

A grande novidade deste ano é a realização do Festival Gastronômico, que acontece no Pólo de Cultura, onde serão servidos pratos típicos do solo gaúcho. No sábado, dia 14, à noite, será a vez de Assados de Porco; no dia 15, domingo, ao meio dia, serão servidos Assados de Ovelha; no dia 19, quinta-feira, à noite, serão Assados de Frango (Primo Canto); e, no dia 20, ao meio dia, será a vez de Costelão e assados diversos com cortes especiais, todos com acompanhamentos.

Outra novidade é o Celeiro dos Assados, um espaço gastronômico com carnes grelhadas selecionadas pelo próprio cliente, com acompanhamentos da culinária gaúcha e opção de sopa de agnoline. Todos as carnes serão assadas em um único local, inclusive os costelões, perto da escadaria de acesso ao Parque.

 

 

PROGRAMAÇÃO

14/SÁBADO

Exposição de Automóveis Antigos Veran Car Club Erechim

14h – Exposição de Cavalo Crioulo e Prova de Morfologia – no Parque

16h – Abertura Acampamento Farroupilha com Hasteamento das Bandeiras e Chegada da Chama Crioula e Itinerante no Parque

17h – Abertura da Exposição sobre Cultura Gaúcha – Ateliê Maria Paula, no Pólo de Cultura

20h – Show Grupo Compasso Fandangueiro, no Pólo de Cultura

21h – FESTIVAL GASTRONÔMICO – Assado de Porco

15/DOMINGO

Exposição de Automóveis Antigo Veteran Car Club Erechim

8h – FESTIART Bota Amarela, no CTG Sentinela da Querência e Pólo de Cultura

13h – FESTIVAL GASTRONÔMICO – Assados de Ovelha

20h – Show Delcio Tavares, no Pólo de Cultura

16/SEGUNDA-FEIRA

18h30 – Missa Crioula, no Pólo de Cultura

19h30 – Gincana Cultural, no Parque

17/ TERÇA-FEIRA

19h30 – 3ª Conferência Municipal de Cultura – no Pólo de Cultura

20h – Show Grupo Os 4 Gaudérios, no Pólo de Cultura

18/QUARTA-FEIRA

14h – Tarde Cultural da Terceira Idade, com Grupo Os Gaudérios de Erechim, no CTG Sentinela da Querência

18h – Encontro da Academia Erechinense de Letas – Pólo de cultura

20h – Show Grupo Porteira no Pólo de Cultura

19/QUINTA FEIRA

20h – Show Cristiano Quevedo, no Pólo de Cultura

21h – A FESTIVAL GASTRONÔMICO – Assados de Frango

20/SEXTA-FEIRA

9h30 – Desfile Farroupilha, na Avenida Maurício Cardoso

13h – FESTIVAL GASTRONÔMICO – Costelão e assados

14h – Enduro Equestre, provas funcionais de Cavalo Crioulo

17h – Show Grupo Coração Gaúcho, no Pólo de Cultura

18h – Show Thomas Machado, no Pólo de Cultura

21/ SÁBADO

14h – Campeonato de Bochas Campeiras, no Parque

20h – Show Grupo Chiquito e Bordoneio, no Pólo de Cultura

22/DOMINGO

8h – Continuação Campeonato de Bochas Campeiras, no Parque

16h – Arriamento dos Pavilhões

17h – Show Grupo The Allpargatas

ATRAÇÕES PERMANENTES

Oficinas Culturais, Mateada, Mercado Master, 3ª Feira do Artesanato, Comércio e Indústria, Exposição Sobre Cultura Gaúcha, Praça de Alimentação e Parque de Diversões

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS