Imigrantes que estudarão no CEJA participam de aula de acolhimento

Na noite desta quarta-feira (9), foi realizada uma Aula de Acolhimento e Boas-vindas aos estudantes Imigrantes do Haiti no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). A acolhida teve participação do vice-prefeito Flávio Tirello, da secretária de Educação, Verenice Lipsch, da secretária adjunta de Assistência Social, Cristiane Rodrigues, da coordenadora da Divisão de EJA, Vivian Destri e da chefe do Setor de Cadastro Único, Paloma Todescatt e da diretora do CEJA, Rute Blazejuk Imlau.

A primeira atividade da noite foi de entoar o Hino Brasileiro e depois o Hino Hatiano, onde de forma emocionante os mais de 70 estudantes cantaram com entusiasmo o hino do país de origem, onde mesmo após sofrerem momentos desafiadores, tendo a necessidade de saírem de lá, demonstram profunda adoração pela pátria, fato que trouxe comoção às autoridades e convidados presentes.

A diretora do CEJA, Rute Blazejuk Imlau deu as boas-vindas aos estudantes. “Estamos felizes em tê-los presentes e por demonstrarem tamanha dedicação em aprender a Língua Portuguesa para se sentirem cada vez mais incluídos no Brasil e em especial na cidade de Erechim”, explica. Vale ressaltar que os Imigrantes são atendidos pelo CEJA desde o ano de 2013, tendo inicialmente como público ganeses, senegaleses e haitianos. Desde então já passaram aproximadamente 487 estudantes imigrantes pela unidade. Atualmente estão matriculados 74 estudantes que são atendidos pela professora do Sistema Municipal de Ensino de Língua Portuguesa, licenciada em Pedagogia e Letras, com especialização em Leitura, Análise, Produção e Reescritura Textual, Glaucia Colla Serraglio.

Como a maioria dos estudantes haitianos trabalham na Aurora Alimentos, também estiveram presentes os representantes da empresa, Angélica Krause e Marçal Guedes que deixaram palavras de motivação para os mesmos e relataram o quanto estes colaboradores são importantes para a empresa e os incentivaram à continuarem se dedicando, pois, apresentam muito potencial para crescer profissionalmente.

Os estudantes também puderam realizar questionamentos e ouvir explicações das representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social sobre os benefícios de ter o Cadastro Único e os direitos que podem ter acesso.

A secretária de Educação, Verenice Teresinha Lipsch registrou o entusiasmo do início de uma nova turma com imigrantes.  “É nosso desejo que sintam-se acolhidos, que alcancem os seus sonhos e que principalmente sintam-se felizes em residir em Erechim”, pontua.

A noite também teve um momento cultural. Os estudantes haitianos Wilner Charles e Aldaina Bitchi Fabre cantaram músicas em crioulo e francês, idiomas natos do país de origem, abrilhantando e comovendo aos presentes. Este momento foi um ato de agradecimento dos Imigrantes para com a Escola, ao Poder Público Municipal de Erechim e a Empresa Aurora Alimentos.

O vice-prefeito Flávio Tirello comentou de forma vibrante que espera que os Haitianos possam vir a sentir bem em Erechim. “Esse atendimento é muito importante, principalmente para que os imigrantes que chegam à nossa cidade tenham ainda mais oportunidades de se inserirem aqui, seja profissional ou culturalmente”, finaliza.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS