IEP recebe certificado de excelência pela gestão do Regime Próprio de Previdência

Menos de três anos depois de ser o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado do Rio Grande do Sul a certificar no Nível 1 do Pró-Gestão, um selo de excelência concedido pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, o Instituto Erechinense de Previdência (IEP) acaba de ser reconhecido com o Nível 2 dessa certificação.

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios reconhece e ratifica institutos de previdência com as melhores práticas de administração de recursos de regimes próprios de previdência social, concessão de benefícios previdenciários, grau de governança e qualidade de gestão.

Além de Erechim, o outro Regime Próprio aqui no Estado com o mesmo nível de certificação é o de Viamão, num total de 331 RPPS ativos.

Desde o lançamento do Programa em 2017 o IEP iniciou um processo de planejamento com diversos ajustes para atender aos requisitos contidos no Manual, que somados representam 24 ações.

Para conseguir atingir ao Nível 2 deste importante selo, o IEP teve seus processos internos checados e auditados presencialmente, cujos acompanhamentos focaram em três dimensões: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.

“Foi preciso normatizar e mapear atividades nos padrões de governança exigidos, elevar o grau de transparência das informações, implementar maiores controles internos, intensificar treinamentos e capacitações num trabalho que levou mais de um ano e contou com a colaboração dos conselheiros e o apoio da administração municipal”, pontua o diretor-presidente do IEP, Renato Toso.

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis o trabalho do IEP é fundamental para os servidores de carreira do Poder Público, uma vez que as ações são voltadas para assegurar os direitos dos trabalhadores.

“Vale destacar que o Instituto é responsável pela condução dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos servidores públicos concursados do município de Erechim, através do RPPS. Além disso, o IEP tem exercido seu trabalho com excelência, sendo essa certificação a comprovação do comprometimento e da dedicação de toda equipe do Instituto de Erechim. Parabéns! Essa conquista é merecimento de todos que estão envolvidos neste processo”, disse o prefeito.

O IEP cuida dos proventos de mais de 230 aposentados e pensionistas e administra um patrimônio líquido atual de R$ 165 milhões de reais.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS