Uma jornada de saúde segura no ambiente hospitalar está relacionada ao cumprimento de uma série de processos e protocolos, desde o acolhimento até a alta. Também está inteiramente conectada à incorporação de uma cultura de segurança, por parte de todos os responsáveis por cuidar do paciente. Por isso, o Hospital Unimed Erechim, através de seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promove ações permanentes de qualificação e as fortalece em datas especiais, como neste 1º de abril, Dia Nacional de Segurança do Paciente. O objetivo é compartilhar com toda a população o conhecimento acerca das Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As seis metas chamam a atenção para aspectos como: a comunicação assertiva entre os profissionais da saúde; a identificação correta do paciente; cumprimento ao protocolo de higienização das mãos; aplicação do check list de cirurgia segura por meio da checagem antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala cirúrgica; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; e ações visando a redução do risco de quedas e úlceras por pressão.
Nos dias 30 e 31 de março, profissionais de todos os serviços próprios da Unimed foram convidados a renovar seu compromisso com as metas listadas acima, visando a manutenção de uma rotina de excelência. A atividade foi coordenada pelo NSP do Hospital Unimed, que é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, em conformidade à Resolução n° 36/2013 da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Incentivo ao autocuidado
Além de revisar e qualificar permanentemente os processos voltados à segurança, o Hospital incentiva o engajamento do paciente, o tornando protagonista de seu autocuidado. Uma das ferramentas que auxilia neste processo é o aplicativo Safety4me, que utiliza o recurso de gamificação para informar o paciente sobre as metas de segurança estabelecidas pela OMS; estimula a conexão entre o paciente e o Hospital, por meio de um chat; e fomenta a avaliação dos serviços prestados, visando a melhoria contínua.
Hospital certificado
Todas as práticas desenvolvidas pelo Hospital Unimed Erechim voltadas à segurança do paciente, conferiram à instituição a certificação no Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde Suplementar (Qualiss), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Conforme explica a ANS, em seu site, o objetivo do programa é ampliar o poder de avaliação e escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde, com base na qualidade do serviço oferecido.
Para o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, a cerificação ratifica a importância do trabalho permanente e sistemático na qualificação dos processos, visando a segurança, conformidade e qualidade assistencial.
Por Assessoria de Comunicação Unimed