No Dia Mundial do Câncer, reforçamos que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde, e a vacinação é uma das principais estratégias para reduzir o risco de tumores associados ao HPV.
O vírus está presente em 99% dos casos de câncer do colo do útero e é responsável por 70% a 80% dos cânceres de orofaringe nos EUA e Europa, além de estar relacionado a tumores em vulva, vagina, ânus e pênis (INCA, HPV. 01/10/24).
Segundo o oncologista e diretor técnico do Centro de Vacinação Santa Mônica, Dr. Fabio Paiz, no Brasil, muitos casos de câncer de orofaringe ainda não são devidamente investigados para a presença do HPV, o que pode levar a uma subnotificação da associação entre o vírus e a doença. Além disso, em muitos serviços de saúde, a testagem específica para HPV em tumores orofaríngeos não é rotina (INCA, Fatores de Risco. Out/24).
A vacina HPV nonovalente é a mais completa disponível, protegendo contra nove subtipos do vírus, incluindo aqueles responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero, orofaringe, vulva, vagina, ânus e pênis. Estudos indicam que sua eficácia pode chegar a 90% na prevenção de cânceres cervicais e anogenitais (A.C.Camargo, Nonovalente. 11/09/23).
Vacinação é prevenção! A imunização é recomendada a partir dos 9 anos, garantindo proteção antes do contato com o vírus, e pode ser aplicada em outras faixas etárias conforme indicação médica.
Centro de Vacinação Santa Mônica
(54) 3321-3737 | (54) 98439-1035
#DiaMundialDoCâncer #Prevenção #HPV #Vacinação #Saúde #VacinaSantaMônica
Por: Ascom Hospital Santa Mônica