Horto Medicinal é inaugurado em Charrua

Os cuidados com a saúde da comunidade de Charrua passaram a ter um novo aliado. Isso porque, foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira (30/10), o Horto Medicinal Municipal. O espaço está localizado ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade Alta e é uma realização conjunta da Prefeitura de Charrua e Emater/RS-Ascar.

 

O Horto conta com cerca de 80 espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, dispostas através de duas metodologias, de caráter educativo, baseando-se no uso tradicional e no conhecimento científico. O “Relógio do corpo humano” é um dos artifícios e se fundamenta em um dos princípios da medicina chinesa, onde as plantas estão dispostas em horários correlacionadas aos órgãos, conforme ação terapêutica. O outro método é o “Boneco fitoterápico”, relacionando cada planta a melhor efetividade naquele órgão.

Numa ação do projeto “Cultivando Saúde”, que visa promover saúde, de forma integrativa e complementar, oferecendo à população o conhecimento e acesso às plantas medicinais, através da identificação, uso racional e consciente, resgatando o saber tradicional, a implantação do Horto faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), que estão inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O ato inaugural contou com a presença do prefeito Valdésio Roque Della Betta, primeira-dama Dirce Della Betta, vice-prefeito Luiz Carlos Franklin da Silva, secretária da Saúde e Assistência Social, Nilva Rebelatto, gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, e a extensionista Rural-Social da Emater/RS-Ascar, Roseli Dominga Lazzarotti Bonesso. Ainda, prestigiaram o evento, a comunidade charruense, lideranças municipais, equipe de saúde, equipe municipal da Emater/RS-Ascar e caravanas dos municípios de Tapejara e Estação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS