HC e URI promovem parceria para atualização de acadêmicos de Medicina

Auditório do Hospital sedia Curso voltado a Urgências e Emergências

Teve início no último sábado (23), Curso de Atualização Médica em Urgência e Emergência, numa parceria entre a Medicina da URI e o Hospital de Caridade de Erechim.

Conforme o diretor técnico do HC e coordenador da Medicina da Universidade, Sergio Bigolin, a atividade – que terá mais nove encontros ao longo de 2019, devendo ter continuidade em 2020 – visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, a partir de conhecimentos teóricos que embasarão o cotidiano dos futuros profissionais.

Neste primeiro encontro, entre os assuntos discutidos, estiveram os aspectos ético-legais na emergência, abordado pela advogada Virgiani Kramer, do departamento jurídico do HC. Também fizeram uso da palavra as profissionais do HC: psicóloga Sabrina Brusco – que falou sobre a relação médico-paciente/comunicação interpessoal, morte encefálica e doação de órgãos – e a enfermeira do Pronto Socorro, Ediana Pedroso, responsável por abordar amputação, hemotransfusão, remoção e transferência inter-hospitalar.

Próximos encontros

Em março o Curso abordará ‘Reanimação Cárdio-pulmonar’. Estão na pauta de discussões para 2019, ainda: ‘Atendimento inicial ao politraumatizado e trauma torácico’; ‘Choque’; ‘Trauma abdominal e abdome agudo’; ‘Insuficiência respiratória aguda’; ‘Arritmias cardíacas e crise hipertensiva’; ‘Acidente Vascular Cerebral’; ‘Hemorragia digestiva’; e ‘Cólica renal’.

Em 2020, temas como ‘Assistência ventilatória’; ‘Trauma crânio-encefálico e raquimedular’; ‘Intoxicações’; ‘Queimaduras’; ‘Afogamentos’; ‘Emergências psiquiátricas’; e outros também deverão ser discutidos. Cada encontro será ministrado por médicos do HC, conforme as respectivas especialidades.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS