A tradição da páscoa polonesa consiste na confecção do “Bibuły”, as flores e enfeites que são utilizados na ornamentação dos ramos.
Crianças, jovens e adultos, dançarinos do Jupem, juntamente com os instrutores, diretoria, pais e comunidade polonesa, uniram-se na sede da Sociedade Rui Barbosa, para um momento de manutenção das tradições polonesas. A técnica da arte das flores, que são feitas em papel e dobraduras, também é uma forma de despertar a criatividade e a beleza do artesanato polonês.

As oficinas trazem integração e conhecimento da cultura dos antepassados, e busca a preservação destes costumes e tradições para as novas gerações.
Tradição e espiritualidade
A Páscoa é uma das celebrações mais importantes na Polônia, com rituais religiosos e costumes únicos, como a bênção dos alimentos, a confecção de ovos de Páscoa decorados à mão (Pisanki), a benção de ramos durante a “Palmowa Niedziela” (Domingo de Ramos), e o tradicional Śmigus-Dyngus, uma brincadeira de água realizada na segunda-feira após a Páscoa.
O Domingo de Ramos é uma das datas mais importantes para os católicos poloneses, e comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, como reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. Nesse dia nas igrejas polonesas, são benzidas as palmas e os ramos com adornos feitos com flores que podem ser naturais ou em papel. É uma tradição seguida pelos descendentes de poloneses no Brasil.
O ramo enfeitado e bento, serve proteger os habitantes da casa contra azar e contra doenças, além de trazer alegria e prosperidade ao lar, é pendurado nas portas das casas simbolizando proteção e e espiritualidade.
Por: Adriel Ferreira – Imprensa Jupem