Governo paga 13ª parcela da dívida com municípios na área da saúde

O governador Eduardo Leite anunciou, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (25), o pagamento da 13ª parcela da dívida empenhada do Estado com os municípios gaúchos na área da saúde. Embora divulgado nesta quinta, o pagamento foi efetuado na quarta-feira (24).

A dívida foi herdada de gestões anteriores referente aos anos de 2014 a 2018. O valor da parcela, R$ 13,5 milhões, deverá custear programas municipais de saúde, como Estratégia Saúde da Família (ESF), Política Estadual de Incentivo para Qualificação da Atenção Básica (Pies), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

“Desde o início do mandato, assumimos esse compromisso com a saúde. Quando assumimos, havia uma dívida com os municípios de R$ 216 milhões, e negociamos com as prefeituras para pagar essa dívida em 16 parcelas. Estamos adimplindo essa dívida e, além disso, mantendo em dia os pagamentos mensais, a fim de que os municípios e os hospitais possam manter seus serviços”, explicou Leite.

A quitação da dívida em 16 parcelas foi anunciada em maio do ano passado. Desde então, os pagamentos das parcelas são realizados com regularidade, permitindo manter a prestação dos serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – SES/RS

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS