O mapa preliminar da 17ª rodada do Distanciamento Controlado recebeu, nas últimas 36 horas, sete pedidos de reconsideração de municípios e de associações regionais. Não houve recursos de recuo da bandeira laranja (risco médio) para a amarela (risco baixo) – todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho (risco alto) que pedem a permanência na cor laranja. Esse é o menor número de pedidos de reconsideração desde que a possibilidade foi criada, há 10 semanas.
Divulgado na sexta-feira, o levantamento aponta 10 regiões em bandeira vermelha e onze em laranja. Aquelas com alto risco de contágio por coronavírus são Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo.
Cogestão
Em 11 de agosto, o Estado decretou a possibilidade de gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado para regiões Covid e seus respectivos municípios que quiserem estabelecer protocolos regionais mais brandos. Até o momento, são 12 regiões com pedidos de cogestão habilitados: Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Capão da Canoa, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Caxias do Sul.