Portal de Marcelino localiza e mostra a espada que era usada pelo lendário Coronel Teixeira

Uma relíquia que faz parte da história de Marcelino Ramos está passando de geração para geração e hoje se encontra guardada e muito bem preservada em São Paulo (SP). Trata-se da espada do Coronel Domingo Teixeira, uma figura lendária envolvida em muitas histórias. O enigmático Coronel Teixeira foi um personagem marcante da história de colonização do município. A arma foi usada em muitos confrontos na época por ele e também pelo filho Setembrino Texeira na Revolução de 1930, que foi revolta armada organizada pelas oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba contra o governo vigente.

A espada de Coronel Teixeira chegou até as mãos do neto dele, Elvaristo Teixeira do Amaral, no final dos anos 50 que viveu por toda a infância e adolescência em Marcelino Ramos. Hoje aos 77 anos, Elvaristo Teixeira do Amaral, mora em São Paulo. Seguindo a tradição da família, a espada foi repassada para o neto Victor Barcellos ao completar 18 anos.

Durante contato com o Portal de Marcelino na noite deste sábado (29) Victor Barcellos contou que a espada está muito bem preservada. Ela tem o brasão do Brasil na empunhadura. O avô de Victor se recorda de muitos fatos da época e a família, segundo Victor, planeja uma viagem para Marcelino Ramos no final do ano.

Mais informações sobre Coronel Teixeira CLIQUE AQUI

 Fonte: Portal de Marcelino Ramos

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS