Governador anuncia: Passo Fundo passa para bandeira laranja e abre comércio a partir de segunda

O governador Eduardo Leite divulgou neste sábado (09) o detalhamento do modelo de distanciamento social controlado e o mapa com as bandeiras de classificação das 20 regiões, que será implementado a partir de segunda-feira (11/5) no Rio Grande do Sul.

O decreto que estabelece o modelo, será publicado neste domingo (10). Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. A bandeira preta, porém, não estabelece o “lockdown”, quando há proibição de circulação de pessoas, e sim, define restrição máxima às atividades econômicas.

Após análise e monitoramento dos dados que compõem o novo sistema de distanciamento social controlado, Passo Fundo sai da bandeira vermelha e passa a partir de segunda-feira (11) para bandeira Laranja. Isso significa que a região passará a ter uma maior flexibilização do funcionamento das atividades econômicas, seguindo diversos protocolos estabelecidos pelo governo estadual.

A troca de bandeira incide não só em Passo Fundo, mas em todas as cidades atreladas a região. O governador frisou que o modelo é inovador e inédito no Brasil e que está sendo liderado pelo Rio Grande do Sul. Exemplificou dizendo que em regiões onde o vírus está circulando de forma menor e que existe maior capacidade de internação, poderão ter bandeiras amarelas e laranjas tendo um maior número de atividades liberadas.

Frisou que o monitoramento é semanal e que o governo vai conseguir atuar no local, no momento e na proporção que for demandando para que o número de contágio seja reduzido.

O governador explicou o modelo é embasado em critérios de saúde e de atividade econômica, priorizando a vida. Falou que são critérios específicos a serem seguidos pelos setores econômicos. Leite lembrou também que o estado foi dividido em 20 regiões e que o sistema vai considerar a velocidade de propagação do coronavírus e a capacidade de atendimento de cada localidade. Ao total são 11 indicadores que determinam a classificação das regiões

Leite explicou ainda que para cada atividade econômica funcionar protocolos devem serem seguidos. Sobre os horários de funcionamento das atividades, o governador disse que deixou como um critério de regulamentação municipal, que deve atender a realidade de cada cidade

Questionado pela reportagem da Rádio Uirapuru sobre a possibilidade de prefeitos estabelecerem decretos municipais com regras diferentes do estado, o governador lembrou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que os municípios possuem uma competência suplementar. Disse que eles podem avançar e trazer suas regras, desde que sejam mais restritivas e nunca menos que o estado. Leite reiterou que todas as medidas adotadas no estado são acompanhadas e sugeridas por diversos técnicos e especialistas.

O decreto prevê ainda a obrigatoriedade da utilização da máscara em todo o território gaúcho. As medidas vigoram até a próxima semana. As novas cores de classificação de bandeira serão divulgadas no sábado.

Ainda durante o anúncio o governador falou sobre o  novo site, onde a população irá poder consultar os protocolos que deverão ser seguidos pelos setores econômicos de acordo com cada bandeira.  Confira CLICANDO AQUI.

Confira as cidades que compõe a região de Passo Fundo:

Almirante Tamandaré do Sul
Alto Alegre
André da Rocha
Arvorezinha
Barracão
Barros Cassal
Cacique Doble
Camargo
Campos Borges
Capão Bonito do Sul
Carazinho
Casca
Caseiros
Ciríaco
Coqueiros do Sul
Coxilha
David Canabarro
Ernestina
Espumoso
Fontoura Xavier
Gentil
Ibiaçá
Ibiraiaras
Ibirapuitã
Itapuca
Lagoa dos Três Cantos
Lagoa Vermelha
Lagoão
Machadinho
Marau
Mato Castelhano
Maximiliano de Almeida
Montauri
Mormaço
Muliterno
Não-Me-Toque
Nicolau Vergueiro
Nova Alvorada
Paim Filho
Passo Fundo
Pontão
Sananduva
Santa Cecília do Sul
Santo Antônio do Palma
Santo Antônio do Planalto
Santo Expedito do Sul
São Domingos do Sul
São João da Urtiga
São José do Ouro
Serafina Corrêa
Sertão
Soledade
Tapejara
Tapera
Tio Hugo
Tunas
Tupanci do Sul
Vanini
Victor Graeff
Vila Lângaro
Vila Maria

Fonte: Rádio Uirapuru 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS